- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Ciclo do Motorista de Aplicativos
Pode parecer mil maravilhas trabalhar como motorista de aplicativos em teoria mas na prática a realidade é outra. O que poderia ser uma ótima oportunidade de trabalho com tarifas mais justas para o passageiro e ganhos satisfatórios para os motoristas... mas não é isso que acontece...
Essa história de livre mercado fez com que os preços iniciais praticados pelos aplicativos fossem extremamente baixos se comparados a tarifas do táxi...
Com o passar dos anos a tarifa dos aplicativos abaixou cada vez mais...
Quem está errado nisso?
Pense um pouco, o táxi sempre teve aquela cultura errada sobre ele onde frases como "o táxi é caro" ou "os taxistas dão volta" ou então "os taxistas são deselegantes e mal educados"... isso não procede. Mau profissional existe e existirá em todas as profissões inclusive no táxi e no transporte por aplicativos.
A tarifa do táxi é justa, tabelada pela prefeitura da sua cidade, com um numero limitado de motoristas, todos aptos para realizar esse trabalho. A tarifa do táxi sustenta toda operação:
1. Carros novos e confortáveis
2. Manutenção em dia
3. Carros seguros
4. Turno de trabalho compatível com a profissão
5. Ganhos adequados para o taxista ter uma vida digna.
Hoje o taxista, além de ter a sua experiência de conhecer toda a cidade ao seu favor, ele utiliza o GPS, o mesmo utilizado pelos motoristas de aplicativos. Além disso ele utiliza o corredor de ônibus, Rapidez e agilidade a seu favor, preço tabelado, sem surpresas no final da corrida, você será cobrado o valor da corrida que der no taxímetro. Aqui não tem preço dinâmico.
Já nós aplicativos a realidade é outra. A tarifa é baixíssima e ela não sustenta toda a operação. quem regula o preço das tarifas não é a prefeitura e sim as empresas de aplicativos. não existe uma limitação de motoristas em cada cidade onde o número de motoristas que estão nas ruas é enorme então as empresas de aplicativos ganham no volume ou seja tarifas baixíssimas, com milhões de motoristas rodando em todo o Brasil e no mundo faz com que essas empresas permaneçam no mercado. Só que tem um detalhe, essas empresas dizem que são apenas empresas de Tecnologia e os motoristas são independentes...
O custo maior da operação Fica por conta dos motoristas que estão rodando com seus carros particulares ou alugados nas ruas... só que a conta não fecha e o preço das tarifas cobrada dos passageiros não sustenta a operação.
É aí que entra o ciclo do motorista de aplicativos. O que era para ser um simples aplicativo de carona tornou-se atividade principal de vários paz e família em todo o Brasil. com a crise desde 2014, recessão do Brasil e processo lento de recuperação, muitos pais de família perderam seus empregos nas empresas onde trabalhavam nas suas respectivas profissões. E depois não conseguiram ou tiveram Muitas dificuldades para conseguir um emprego novo na sua área de atuação inclusive Esse foi o meu caso. Então para não ficar parado Muitos pais de família inclusive eu, fui trabalhar como motorista de aplicativos para as empresas A, B, C...não importa a empresa...
No início a tarifa já era bem abaixo se comparado ao táxi (tarifa justa), mas dava pra pagar as contas e ir se mantendo...passou os anos, o combustível só aumentou e não teve nenhum, isso mesmo, nenhum reajuste das tarifas, pelo contrário às tarifas foram só abaixando, apareceram novas empresas com promessas mirabolantes mas que não pegou... e quando tudo estava ruim surgiu um empresa que veio com uma proposta pior ainda, onde o passageiro é que da o valor para a corrida que quer fazer, um leilão de corridas... com preço lá embaixo....e pra piorar mais tem motorista que é Youtuber e fala bem desse aplicativo, faz corrida por ele, mostra os ganhos...incentivando outros motoristas rodar por essa empresa.
As empresas A e B percebendo que estavam perdendo mercado criaram suas categorias semelhantes a dessa empresa.
Resultado disso:
O motorista ganha:
R$1,00 real por Km rodado
0,05 centavos o valor do minuto rodado.
Isso é surreal.
Esses valores não sustenta a operação, pois o motorista tem muitas despesas:
- Manutenção do carro (freio, embreagem, Correia dentada)
- Troca de óleo
- Troca de pneus
- Depreciação do veículo
- Combustível
- Seguro do carro
- Depreciação do celular
- Seguro do celular
- Lavagem semanal do carro
- Higienização
- Álcool um gel, máscara e desinfecção do carro
E as empresas não ajudam com as custa da operação.
Hoje vivemos em um mundo de facilidades, mas todos esquecem que as empresas globais praticam essas tarifas baixíssimas, seja para os motoristas de aplicativos ou para os entregadores, e o custo principal da operação ficar por conta do motorista que utiliza seu patrimônio para trabalhar.
Com o passar do tempo o motorista acaba parando de trabalhar com seu carro pois não está valendo a pena rodar com ele. Então surge uma saída mais que também é ilusória. O motorista parte para o carro alugado. De início ele pensa "vou andar de carro novo, só fazer a diária todos os dias e o que fazer a mais é meu", mas não é bem assim.
Olha o que você tem que guardar além da diária por corrida:
1. Franquia do carro caso tenha algum sinistro ou avaria
2. Franquia do carro, caso ocorra algum roubo
Nossa Opinião
Para finalizar, não existe almoço grátis. Se não tiver o mínimo de condições para sustentar a operação, que no caso, o peso maior está nas costas do motorista, não valerá a pena ser motorista de aplicativos, pois você estará pagando para trabalhar.
Existem apenas 03 saídas para o Motorista de Aplicativos:
1. Você que é motorista de aplicativos já a algum tempo, esperou anos e anos por um aumento de tarifas que não veio, utilizou seu carro, depreciando ele ao longo do tempo, partiu para o carro alugado, mas não suportou a longa jornada de trabalho, tendo que ficar 15, 17, 19 horas na rua trabalhando... Você é um(a) guerreiro(a), mas é melhor entregar o chapéu e partir para uma outra atividade, retornar para sua área de atuação... fazer qualquer outra coisa, menos continuar sendo motorista de aplicativos
2. Aguardar os aplicativos perceberem que o caminho é aumentar as tarifas, fidelizar seus motoristas, ajuda de custo para o motorista conseguir fazer as manutenções necessárias para o carro estar em ordem e em condições de trabalho, para uma maior segurança aos seus clientes (passageiros) e ao seu parceiro, o motorista.
3. Os governantes criarem leis para adequar o transporte de pessoas por aplicativos, garantindo um trabalho mais justo e uma concorrência mais saudável.
Na minha opinião, a terceira opção seria a melhor, pois é preciso mudanças, como:
a) Limitação do número de motoristas em cada cidade - Isso precisa acontecer para que exista uma aumento considerável no valor das tarifas, onde essa tarifa, além de custear toda operação, vai melhorar a qualidade de vida dos motoristas de aplicativos, que ficarão menos tempo nas ruas e quando estiver nas ruas trabalhando, estará descansado, com sua saúde em dia, dando a você passageiro, uma segurança maior. Além disso você saberá que o motorista conseguirá fazer as manutenções necessárias, conseguirá trocar de carro, oferecendo a você passageiro, sempre o melhor carro, seja novo ou semi-novo, totalmente revisado, para o maior conforto aos passageiros das plataformas.
b) O motorista, estando online pela plataforma A, B ou C, no período que está online pela plataforma preferida, ele deveria receber:
c) Pelo tempo que está aguardando uma corrida
d) A partir do momento que o motorista aceitar uma corrida, além de receber o valor da corrida, descontando a taxa da empresa, deveria receber também: ajuda de custo para despesas do veículo, 13º proporcional, férias proporcional, assistência médica, vale alimentação ou cesta básica, vale refeição e ajuda de custo no combustível. Tudo isso calculado encima do tempo em que estiver online e tiver aceitado uma corrida, levando o passageiro da plataforma, do ponto A (origem) para o ponto B (destino final).
4. O valor mínimo de cada corrida poderá ser no máximo 40% mais barato que o valor da corrida do táxi (o taxista poderá dar até 40% de desconto, igualando ao preço das corridas por aplicativos).
5. As empresas de aplicativos poderá fazer promoções, dar descontos aos passageiros, mas não poderá mexer no valor a ser pago ao motorista.
6. Taxa máxima de 15%, cobrada pelos aplicativos em cada corrida realizada pelos motoristas.
7. Todos os itens acima seriam fundamentais para que os motoristas tivessem melhores condições de trabalho e consequentemente mais segurança e conforto aos seus passageiros.
Essas são apenas idéias que poderiam sair do papel e tornar-se realidade, para a felicidade dos motoristas de aplicativos. Para isso acontecer é preciso essas e outras mudanças!!!
Isso realmente seria o "Melhor dos Mundos", sonhar é bom... mas a nossa realidade é outra, infelizmente.
Então se as plataformas não mudam... quem precisa mudar é VOCÊ. É preciso "Pensar Fora da Caixa", não ter apenas 1 única fonte de Renda! Eu não estou aqui falando pra você parar com os aplicativos de transporte, pelo contrário, pense que o trabalho como motorista de aplicativos é atualmente o seu Plano A, mas ele poderá se transformar no seu Plano B, Plano C... ou até mesmo você poderá trabalhar eventualmente ou PARAR definitivamente.
Para isso, eu apresento um Oportunidade, o Método OPDF, O Poder do Foco, do produtor Thiago Lima, que é Youtuber e também Motorista de Aplicativos...
o Método OPDF, é um método simples e rápido que uso diariamente para gerar renda de mais de R$ 4.000,00 por mês utilizando o WhatsApp, isso mesmo! Com esse método você irá aprender de uma vez por todas a utilizar seu WhatsApp como uma máquina de vendas. Tenha resultados todos os dias, com a ferramenta mais utilizada na comunicação atualmente.
Para Mais Informações sobre o Método OPDF, acesse o site oficial, clicando no botão abaixo👇👇
Vivemos atualmente em um Mundo onde as pessoas querem facilidades, com
alta tecnologia a um custo acessível a todos... mas elas esquecem que
por traz disso, o resultado é a precarização do trabalho...
cabify
economia gig
indriver
motorista
motorista app
motorista de aplicativos
motorista uber
ponto de táxi
tarifa do táxi
taxista
uber
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário