- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Dicas para trabalhar bem com o GPS
Isso é uma coisa que parece simples mas... ter que prestar atenção no GPS, prestar atenção no trânsito e muitas vezes quando passageiro quer conversar sobre algum assunto você também tem que dar atenção necessária a ele. Qualquer distração pode ser fatal, seja errar o caminho ou até mesmo causar ou se envolver em algum acidente no trânsito.
Primeiramente para lidar com esses três pilares citados acima é fundamental ter uma boa concentração e estar descansado.
O bate-papo durante a viagem é bem aceito pelo passageiro desde que ele esteja interessado na conversa ou se foi ele que iniciou o bate-papo. Para nós motoristas é bom e ao mesmo tempo requer atenção tripla onde ao mesmo tempo que você está conversando com o passageiro você tem que estar focado em dirigir e também prestar muita atenção no GPS para não errar o caminho. Agora se o passageiro entrar no seu carro e não conversar… por mais que seja de certo modo um pouco chato ou monótono, pode ter a certeza de que mesmo assim será melhor para você, porque nesse caso você tem que ficar apenas focado em dirigir, prestar atenção no trânsito e seguir o GPS sem cometer erros de trajeto.
Com qual GPS devo trabalhar
Isso é uma questão muito pessoal, tanto Waze como o Google Maps são excelentes para utilizar no seu trabalho. Agora, vai da sua preferência escolher um ou outro. Eu tenho um post mais aprofundado falando sobre o tema. Para saber mais clique no botão abaixo:
Definido qual GPS você irá utilizar, entre nas configurações dos aplicativos de transporte e deixe configurado o GPS preferido que você irá utilizar nas suas viagens.
No meu caso eu utilizo o Google Maps, mais fácil de usar, mais leve e com ótima interação.
Agora vou criar um exemplo fictício para poder explicar as minhas dicas de como utilizar bem o seu GPS
Recebi uma chamada, aceitei a corrida e cliquei para navegação:
Nesse primeiro momento, entrou para o GPS o endereço de onde está localizado o meu passageiro, então vou seguir o GPS até o endereço indicado.
Dica: muita vezes o passageiro está um pouco longe da minha localização: tipo 2 Km ou 3 km ou mais… Então o GPS me dá um caminho mas eu não sei se é o caminho mais curto em distância. Nessa hora eu analiso rotas alternativas, no caso do Google Maps a rota principal aparece em azul na tela e as rotas alternativas aparecem na cor cinza. Eu clico na rota mais próxima cinza e verifico se diminuiu a quilometragem da distância, se caso diminuir eu verifico se vale a pena fazer essa rota, Eu verifico o tempo de chegada. Se eu mudar a rota, se a distância e o tempo for menor logicamente eu altero a minha rota para essa rota nova, mas se a distância for um pouca coisa menor e o tempo for maior não compensa eu mudar a rota, porque o passageiro sabe através do aplicativos dele o tempo da minha chegada e se o passageiro perceber que o tempo da minha chegada está aumentando, ele pode cancelar a corrida.
Essa dica acima é muito importante, porque o combustível que a gente gasta para buscar o passageiro é por nossa conta, então onde a gente puder economizar é sempre muito bom para o nosso bolso.
Dicas e conselhos durante a sua viagem
Quando eu estou circulando pelas ruas e avenidas, estando com os aplicativos de transporte ligados, procuro sempre rodar nas faixas do meio das vias porque se o aplicativo tocar e eu precisar virar por exemplo na próxima direita eu consigo mudar de faixa mais facilmente. Já ocorreu casos que eu estava na esquerda e a avenida era de 04 faixas, o aplicativo tocou e quando o GPS mostrou o caminho, eu tinha que virar imediatamente a poucos metros a minha direita. Tentei mudar de faixa mas não consegui virar nessa rua. Resultado: tive que ir mais pra frente e fazer um retorno, gerando um tempo maior para a minha chegada no local do passageiro e também um gasto a mais com o combustível.
Dica: Se a via tiver três faixas, fique, se possível, na faixa do meio. Agora se a via tiver 4 ou mais faixas, de preferência, nunca fique na primeira faixa (da direita) ou na última (da esquerda) exceto se o trajeto for longo nessa via, onde você poderá administrar melhor o seu trajeto na via.
Eu prefiro ficar, sempre que possível, nas faixas mais centralizadas da via.
Outra exemplo: Agora você está fazendo a viagem com o passageiro seguindo o seu GPS , em uma via com 4 faixa e você está na última faixa da esquerda. Então o GPS informa que a 500 metros você terá que virar a sua direita… O ideal é você antecipar-se a essa situação, ou seja, tanto Google Maps como Waze mostra a distância diminuir até você chegar aonde você tem que virar. Nesse caso, não deixe para mudar de faixa quando estiver bem perto, pois será muito difícil mudar de faixa e muitas vezes você acaba errando o caminho pois não consegue virar nessa rua ou entrada que o GPS estava indicando.
Veja mais um exemplo:
Veja mais um exemplo:
Estou na Avenida dos Bandeirantes sentido Vila Olímpia, o GPS indica que a 700 metros vou fazer uma curva suave à direita na Praça Roger Patti, então nessa via que tem 5 faixas, se eu tiver por exemplo na última faixa da esquerda, devo ir mudando de faixa imediatamente e permanecer na 1ª faixa da direita, pois logo vou ter que sair dessa via e entrar à direita.
Depois que consegui entrar a direita, à 50 metros vou ter que entrar a direita de novo, então como já estou a direita da via, devo permanecer nela e entrar a direita novamente.
Veja Mais um Exemplo:
Nesse exemplo, eu estou na Avenida dos Bandeirantes, sentido Zoológico, estou na última faixa da esquerda e o GPS mostra que devo usar as 2 faixas da direita e entrar a direita depois de passar o anél viário da Rodovia dos Imigrantes. Aqui tenho que olhar atentamente para o GPS e seguir o que ele está mandando fazer, caso eu erre o caminho, ou passe da entrada, terei que fazer um retorno, tornando o caminho mais longo, isso não é legal.
Errei o Caminho, o que Fazer?
Se você errar o caminho uma vez na corrida faz parte, pois as vezes o GPS dá um nó na gente… Existem locais onde tem vários cruzamentos e as vezes com muitas curvas, são mais propícios ao erro. Mas se você errar mais vezes o caminho, vai causar com certeza, um desconforto na corrida, tanto para o passageiro quanto para você. Isso pode ser prejudicial na sua avaliação.
Existem situações que o GPS manda você entrar na próxima direita mas você não entra, ele recalcula a rota e você entra na próxima a direita, sem problemas maiores, desde que você conheça o caminho e não aumente o percurso.
Dica: Se por acaso você errar o caminho mas o passageiro não perceber o ocorrido, melhor será para você. Assuma o novo caminho recalculado pelo GPS e procure não errar mais.
Agora existem locais, como por exemplo as vias Marginais Tietê ou Pinheiros, onde se você errar a entrada vai ter que rodar muito mais para fazer o retorno e voltar, isso é bem complicado. Se for em uma rodovia piorou a situação.
Então sempre que estiver em vias rápidas, concentra-se ao máximo no seu GPS, assim que ele começar a indicar onde você terá que entrar em um acesso a direita ou à esquerda, mude de faixa antecipadamente para facilitar o seu acesso e não errar o caminho.
Se o GPS falhar, ou acabar a sua Bateria
Se o GPS falhar ou travar e não mostrar mais o caminho, isso pode ser um grande problema, principalmente se o passageiro não conhecer o caminho. nesse caso informe imediatamente ao passageiro o ocorrido e pergunte a ele se sabe o caminho ou então se ele pode, por gentileza, ligar o GPS do smartphone dele para continuar a viagem. Mas se nenhuma dessas opções forem possíveis, informe ao passageiro que terá que encerrar a sua corrida por problemas técnicos e que ele precisa chamar um outro carro. Nesse caso, deixe o passageiro em local seguro, para que ele possa pedir um outro carro com segurança. Locais como: padarias, farmácias, hipermercados, postos de combustíveis são locais ideais para finalizar sua corrida caso seja necessário;
Após encerrar a corrida, verifique no seu smartphone:
1) Se a localização do seu GPS está ligado
2) Acesse o GPS Test e verifique se existe sinal do GPS
3) Desligue o smartphone e depois de alguns minutos ligue novamente e verifique tudo novamente.
4) Se tiver algum smartphone antigo, carregue consigo e nessas horas de testes é bom liga-lo para ver se tem sinal do GPS nesse smartphone (as vezes estamos em locais onde sinais de GPS e também de internet são ruins). Caso seja esse o problema, afaste-se desse local e vá para um outro local e faça o teste novamente.
5) Caso o sinal do GPS não volte, mas no smartphone antigo está ok o sinal do GPS, pode ser que o problema é no seu Smartphone de trabalho. Sugiro que você leve ele em uma assistência técnica para descobrir o problema ou se tiver na garantia, procure a assistência técnica autorizada pelo fabricante do Smartphone. Se o seu aparelho está muito velho e você percebe que o concerto do seu antigo aparelho vai ser muito caro, talvez seja melhor investir na compra de um Smartphone Novo, do que arrumar o velho e ter dor de cabeça mais pra frente.
1) Se a localização do seu GPS está ligado
2) Acesse o GPS Test e verifique se existe sinal do GPS
4) Se tiver algum smartphone antigo, carregue consigo e nessas horas de testes é bom liga-lo para ver se tem sinal do GPS nesse smartphone (as vezes estamos em locais onde sinais de GPS e também de internet são ruins). Caso seja esse o problema, afaste-se desse local e vá para um outro local e faça o teste novamente.
5) Caso o sinal do GPS não volte, mas no smartphone antigo está ok o sinal do GPS, pode ser que o problema é no seu Smartphone de trabalho. Sugiro que você leve ele em uma assistência técnica para descobrir o problema ou se tiver na garantia, procure a assistência técnica autorizada pelo fabricante do Smartphone. Se o seu aparelho está muito velho e você percebe que o concerto do seu antigo aparelho vai ser muito caro, talvez seja melhor investir na compra de um Smartphone Novo, do que arrumar o velho e ter dor de cabeça mais pra frente.
Essas foram algumas dicas baseadas em situações vividas na prática, por mim e por outros motoristas de aplicativos para poder ajudar a quem precisa de orientações ou dicas para utilizar bem o seu GPS na trabalho como Motorista de Aplicativos.
Dicas para trabalhar bem com o GPS
Google Maps
magazineclubeapp
Qual o Melhor Smartphone para Motorista de Aplicativos
trabalhar bem
waze
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário