Dicas para trabalhar bem com o GPS


Dicas para trabalhar bem com o GPS
Isso Ă© uma coisa que parece simples mas... ter que prestar atenção no GPS, prestar atenção no trĂąnsito e muitas vezes quando passageiro quer conversar sobre algum assunto vocĂȘ tambĂ©m tem que dar atenção necessĂĄria a ele. Qualquer distração pode ser fatal, seja errar o caminho ou atĂ© mesmo causar ou se envolver em algum acidente no trĂąnsito.
Primeiramente para lidar com esses trĂȘs pilares citados acima Ă© fundamental ter uma boa concentração e estar descansado.
O bate-papo durante a viagem Ă© bem aceito pelo passageiro desde que ele esteja interessado na conversa ou se foi ele que iniciou o bate-papo. Para nĂłs motoristas Ă© bom e ao mesmo tempo requer atenção tripla onde ao mesmo tempo que vocĂȘ estĂĄ conversando com o passageiro vocĂȘ tem que estar focado em dirigir e tambĂ©m prestar muita atenção no GPS para nĂŁo errar o caminho. Agora se o passageiro entrar no seu carro e nĂŁo conversar… por mais que seja de certo modo um pouco chato ou monĂłtono, pode ter a certeza de que mesmo assim serĂĄ melhor para vocĂȘ, porque nesse caso vocĂȘ tem que ficar apenas focado em dirigir, prestar atenção no trĂąnsito e seguir o GPS sem cometer erros de trajeto.

Com qual GPS devo trabalhar

Isso Ă© uma questĂŁo muito pessoal, tanto Waze como o Google Maps sĂŁo excelentes para utilizar no seu trabalho. Agora, vai da sua preferĂȘncia escolher um ou outro. Eu tenho um post mais aprofundado falando sobre o tema. Para saber mais clique no botĂŁo abaixo:
Definido qual GPS vocĂȘ irĂĄ utilizar, entre nas configuraçÔes dos aplicativos de transporte e deixe configurado o GPS preferido que vocĂȘ irĂĄ utilizar nas suas viagens.
No meu caso eu utilizo o Google Maps, mais fåcil de usar, mais leve e com ótima interação.

Agora vou criar um exemplo fictĂ­cio para poder explicar as minhas dicas de como utilizar bem o seu GPS

Recebi uma chamada, aceitei a corrida e cliquei para navegação:

Nesse primeiro momento, entrou para o GPS o endereço de onde estå localizado o meu passageiro, então vou seguir o GPS até o endereço indicado.
Dica: muita vezes o passageiro estĂĄ um pouco longe da minha localização: tipo 2 Km ou 3 km ou mais… EntĂŁo o GPS me dĂĄ um caminho mas eu nĂŁo sei se Ă© o caminho mais curto em distĂąncia. Nessa hora eu analiso rotas alternativas, no caso do Google Maps a rota principal aparece em azul na tela e as rotas alternativas aparecem na cor cinza. Eu clico na rota mais prĂłxima cinza e verifico se diminuiu a quilometragem da distĂąncia, se caso diminuir eu verifico se vale a pena fazer essa rota, Eu verifico o tempo de chegada. Se eu mudar a rota, se a distĂąncia e o tempo for menor logicamente eu altero a minha rota para essa rota nova, mas se a distĂąncia for um pouca coisa menor e o tempo for maior nĂŁo compensa eu mudar a rota, porque o passageiro sabe atravĂ©s do aplicativos dele o tempo da minha chegada e se o passageiro perceber que o tempo da minha chegada estĂĄ aumentando, ele pode cancelar a corrida.
Essa dica acima Ă© muito importante, porque o combustĂ­vel que a gente gasta para buscar o passageiro Ă© por nossa conta, entĂŁo onde a gente puder economizar Ă© sempre muito bom para o nosso bolso.

Dicas e conselhos durante a sua viagem

Quando eu estou circulando pelas ruas e avenidas, estando com os aplicativos de transporte ligados, procuro sempre rodar nas faixas do meio das vias porque se o aplicativo tocar e eu precisar virar por exemplo na próxima direita eu consigo mudar de faixa mais facilmente. Jå ocorreu casos que eu estava na esquerda e a avenida era de 04 faixas, o aplicativo tocou e quando o GPS mostrou o caminho, eu tinha que virar imediatamente a poucos metros a minha direita. Tentei mudar de faixa mas não consegui virar nessa rua. Resultado: tive que ir mais pra frente e fazer um retorno, gerando um tempo maior para a minha chegada no local do passageiro e também um gasto a mais com o combustível.

Dica: Se a via tiver trĂȘs faixas, fique, se possĂ­vel, na faixa do meio. Agora se a via tiver 4 ou mais faixas, de preferĂȘncia, nunca fique na primeira faixa (da direita) ou na Ășltima (da esquerda) exceto se o trajeto for longo nessa via, onde vocĂȘ poderĂĄ administrar melhor o seu trajeto na via.
Eu prefiro ficar, sempre que possĂ­vel, nas faixas mais centralizadas da via.

Outra exemplo: Agora vocĂȘ estĂĄ fazendo a viagem com o passageiro seguindo o seu GPS , em uma via com 4 faixa e vocĂȘ estĂĄ na Ășltima faixa da esquerda. EntĂŁo o GPS informa que a 500 metros vocĂȘ terĂĄ que virar a sua direita… O ideal Ă© vocĂȘ antecipar-se a essa situação, ou seja, tanto Google Maps como Waze mostra a distĂąncia diminuir atĂ© vocĂȘ chegar aonde vocĂȘ tem que virar. Nesse caso, nĂŁo deixe para mudar de faixa quando estiver bem perto, pois serĂĄ muito difĂ­cil mudar de faixa e muitas vezes vocĂȘ acaba errando o caminho pois nĂŁo consegue virar nessa rua ou entrada que o GPS estava indicando.
Veja mais um exemplo:
Estou na Avenida dos Bandeirantes sentido Vila OlĂ­mpia, o GPS indica que a 700 metros vou fazer uma curva suave Ă  direita na Praça Roger Patti, entĂŁo nessa via que tem 5 faixas, se eu tiver por exemplo na Ășltima faixa da esquerda, devo ir mudando de faixa imediatamente e permanecer na 1ÂȘ faixa da direita, pois logo vou ter que sair dessa via e entrar Ă  direita.


Depois que consegui entrar a direita, Ă  50 metros vou ter que entrar a direita de novo, entĂŁo como jĂĄ estou a direita da via, devo permanecer nela e entrar a direita novamente.



Veja Mais um Exemplo:


Nesse exemplo, eu estou na Avenida dos Bandeirantes, sentido ZoolĂłgico, estou na Ășltima faixa da esquerda e o GPS mostra que devo usar as 2 faixas da direita e entrar a direita depois de passar o anĂ©l viĂĄrio da Rodovia dos Imigrantes. Aqui tenho que olhar atentamente para o GPS e seguir o que ele estĂĄ mandando fazer, caso eu erre o caminho, ou passe da entrada, terei que fazer um retorno, tornando o caminho mais longo, isso nĂŁo Ă© legal.


Errei o Caminho, o que Fazer?

Se vocĂȘ errar o caminho uma vez na corrida faz parte, pois as vezes o GPS dĂĄ um nĂł na gente… Existem locais onde tem vĂĄrios cruzamentos e as vezes com muitas curvas, sĂŁo mais propĂ­cios ao erro. Mas se vocĂȘ errar mais vezes o caminho, vai causar com certeza, um desconforto na corrida, tanto para o passageiro quanto para vocĂȘ. Isso pode ser prejudicial na sua avaliação.
Existem situaçÔes que o GPS manda vocĂȘ entrar na prĂłxima direita mas vocĂȘ nĂŁo entra, ele recalcula a rota e vocĂȘ entra na prĂłxima a direita, sem problemas maiores, desde que vocĂȘ conheça o caminho e nĂŁo aumente o percurso.
Dica: Se por acaso vocĂȘ errar o caminho mas o passageiro nĂŁo perceber o ocorrido, melhor serĂĄ para vocĂȘ. Assuma o novo caminho recalculado pelo GPS e procure nĂŁo errar mais.
Agora existem locais, como por exemplo as vias Marginais TietĂȘ ou Pinheiros, onde se vocĂȘ errar a entrada vai ter que rodar muito mais para fazer o retorno e voltar, isso Ă© bem complicado. Se for em uma rodovia piorou a situação.
EntĂŁo sempre que estiver em vias rĂĄpidas, concentra-se ao mĂĄximo no seu GPS, assim que ele começar a indicar onde vocĂȘ terĂĄ que entrar em um acesso a direita ou Ă  esquerda, mude de faixa antecipadamente para facilitar o seu acesso e nĂŁo errar o caminho.

Se o GPS falhar, ou acabar a sua Bateria

Se o GPS falhar ou travar e nĂŁo mostrar mais o caminho, isso pode ser um grande problema, principalmente se o passageiro nĂŁo conhecer o caminho. nesse caso informe imediatamente ao passageiro o ocorrido e pergunte  a ele se sabe o caminho ou entĂŁo se ele pode, por gentileza, ligar o GPS do smartphone dele para continuar a viagem. Mas se nenhuma dessas opçÔes forem possĂ­veis, informe ao passageiro que terĂĄ que encerrar a sua corrida por problemas tĂ©cnicos e que ele precisa chamar um outro carro. Nesse caso, deixe o passageiro em local seguro, para que ele possa pedir um outro carro com segurança. Locais como: padarias, farmĂĄcias, hipermercados, postos de combustĂ­veis sĂŁo locais ideais para finalizar sua corrida caso seja necessĂĄrio;

ApĂłs encerrar a corrida, verifique no seu smartphone:
1) Se a localização do seu GPS estå ligado
2) Acesse o GPS Test e verifique se existe sinal do GPS



3) Desligue o smartphone e depois de alguns minutos ligue novamente e verifique tudo novamente.
4) Se tiver algum smartphone antigo, carregue consigo e nessas horas de testes é bom liga-lo para ver se tem sinal do GPS nesse smartphone (as vezes estamos em locais onde sinais de GPS e também de internet são ruins). Caso seja esse o problema, afaste-se desse local e vå para um outro local e faça o teste novamente.


5) Caso o sinal do GPS nĂŁo volte, mas no smartphone antigo estĂĄ ok o sinal do GPS, pode ser que o problema Ă© no seu Smartphone de trabalho. Sugiro que vocĂȘ leve ele em uma assistĂȘncia tĂ©cnica para descobrir o problema ou se tiver na garantia, procure a assistĂȘncia tĂ©cnica autorizada pelo fabricante do Smartphone. Se o seu aparelho estĂĄ muito velho e vocĂȘ percebe que o concerto do seu antigo aparelho vai ser muito caro, talvez seja melhor investir na compra de um Smartphone Novo, do que arrumar o velho e ter dor de cabeça mais pra frente.

Essas foram algumas dicas baseadas em situaçÔes vividas na pråtica, por mim e por outros motoristas de aplicativos para poder ajudar a quem precisa de orientaçÔes ou dicas para utilizar bem o seu GPS na trabalho como Motorista de Aplicativos.

ComentĂĄrios

Créditos

Créditos