Pedir um Carro Por Aplicativos é Seguro?


Pedir um por Aplicativos
é Seguro?

Pedir um Carro por Aplicativos é Seguro?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem e com certeza deixa você com um certo receio ou medo de utilizar a plataforma pela primeira vez.
Isso é natural, pois a pessoa precisa ter um certo conhecimento básico sobre a empresa que estará pedindo um carro para o seu transporte.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas

UBER

É uma empresa multinacional americana que atua na intermediação de serviços eletrônicos na área de transporte privado, através do seu aplicativo de transporte, onde ela conecta os passageiros que precisam de um carro com os motoristas mais próximos disponíveis para realizar uma viagem.
Em média você pede um carro e entre 05 a 10 minutos em média ou em até menos tempo o carro encosta no seu endereço para realizar a sua viagem.
A Uber detêm a maior demanda de passageiros e motoristas da categoria. 





Cabify

É uma empresa multinacional que atua na intermediação de serviços eletrônicos na área de transporte privado, através do seu aplicativo de transporte, onde ela conecta os passageiros que precisam de um carro com os motoristas mais próximos disponíveis para realizar uma viagem.
Seu diferencial é trabalhar com os melhores motoristas parceiros e descubra novas funções de segurança do nosso app. Vamos Juntos. Estamos à sua disposição para ir ao aeroporto, ao trabalho, a uma festa... para onde você quiser. Sinta a diferença em cada detalhe. Se a vida é uma viagem... aproveite cada momento!
Existem outras empresas no mesmo seguimento mas as 03 principais que detêm a demanda de passageiros e motoristas são as três mencionadas acima.

Agora que você sabe um pouco mais sobre cada um delas...
Qual devo escolher?


Como sugestão, baixe os aplicativos dessas 03 empresas no seu celular e aproveite o que cada uma delas oferece de melhor para você. Sempre que for pedir um carro, verifique qual está mais barato no momento. Se tiver pressa para pedir um carro, chame um Uber, que é mais rápido, mas verifique se está com o preço dinâmico ou não. Se não tiver pressa, o ideal é verificar, pelo menos nessas 03 empresas, em qual você vai ter mais benefícios como; valor da tarifa, se vai ter algum desconto ou qual carro vai chegar primeiro, em menos tempo ao seu local de partida.

Agora vamos passar algumas dicas para Você Viajar com Segurança nos Aplicativos

1) Quando chamar um carro, verifique sempre o nome do motorista, suas avaliações, o modelo e placa do carro que irá te buscar.
2) Antes de entrar no carro, vá até o motorista e pergunte o nome dele (nesse momento vai da pra ver se o motorista da foto no seu aplicativo é o mesmo que veio te buscar) e o nome dele tem que bater com o que ele falar.
3) Se caso ele disser outro nome ou vier com outro tipo ou modelo de carro, ou a pessoa da foto no seu celular não for a mesma que veio lhe buscar, não entre no carro, cancele a corrida e afaste-se desse carro imediatamente.
4) Nunca embarque em um carro com mais de uma pessoa dentro dele. Exceto se você pediu uma viagem compartilhada, no caso do Uber é o Uber Pool.

5) Se chegar um carro com 02 pessoas dentro e começar uma história do tipo: "Olá, você é a passageira (ele diz o seu nome) eu sou instrutor do passageiro e ele é novato e está em treinamento..." não caia nessa conversa não, não existe treinamento desse tipo nas plataformas acima levando passageiros ao seu destino final, pelo menos é o que eu sei... no caso da 99 POP existe SIM um treinamento mas é uma simulação, onde o motorista pega o funcionário da 99 e vai fazer como se fosse uma corrida real e leva-o até um determinado local e depois retorna para o seu local de origem, isso sem o passageiro real, é claro (treinamento interno sem a presença do passageiro real). Se ocorrer algo desse tipo ou outras histórias que fuja um pouco do propósito da corrida que é: chegar um carro, ser identificado, o motorista inicia a corrida no caminho desejado ou do GPS, ele chega ao destino desejado, você paga o valor da corrida, seja no Voucher, cartão de crédito, maquininha de débito ou dinheiro, você paga, ele encerra a corrida e você desce do carro.

Se algo fujir desse padrão resumidamente falando, não faça a corrida, ou no meio do caminho pede para parar em algum posto de conveniência dizendo que vai comprar algo e ali quando você descer do carro diz para o motorista encerrar ali a corrida, que você decidiu descer, ou você mesmo diz que se ele não encerrar a corrida você vai cancelar ela e relatar o ocorrido para a empresa de aplicativos de transporte.
6) Se o Motorista durante a viagem te incomodar de alguma maneira, peça de maneira educada que você não quer conversar sobre determinado assunto ou simplesmente não quer conversar). Caso ele insista em algum assunto ou faça algo que te desagrade, peça para ele parar em algum local como: posto de conveniência, supermercados, farmácias ou algum estabelecimento comercial onde tem movimento, dessa do carro e peça para ele encerrar a corrida que você vai ficar ali mesmo, caso ele recuse encerrar a corrida, cancele-a imediatamente e vá para algum local seguro e depois relate o ocorrido para a empresa de aplicativos de transporte.
Isso são algumas medidas de segurança, pois como em qualquer profissão, existe profissionais bons em sua maioria, que estão ali para apenas executar o seu trabalho de forma segura e tranquila. Mas existe uma pequena parcela que tenta se beneficiar de alguma situação. Isso não pode ocorrer, se você se deparar ou for vítima de uma situação dessas tem que denunciar para que esse motorista seja punido pela empresa de aplicativos de transporte e também pela lei.
7) Normalmente quando o carro chega, você entra no carro e o motorista diz: bom dia, boa tarde ou boa noite (dependendo do horário do dia), pergunta o seu nome.

8) O Motorista também poderá lhe perguntar se você tem um caminho que deseja fazer ou se deseja que ele siga o GPS (isso é normal perguntar pois tem passageiros que preferem que seja feito o caminho dele, o habitual de costume). Durante a corrida o motorista poderá avisar sobre algum congestionamento pela frente e sugerir que seja mudado a rota para não ficar parado. Você tem a opção de aceitar ou não a mudança. Pode ocorrer também dele estar fazendo a corrida seguindo a rota do GPS e o trânsito parar, ficando vários minutos ali naquele local, se você ver que dá pra sair do congestionamento, você pode pedir para ele sair dali. Saindo daquela rota, o GPS recalcula a rota para uma mais adequada. No caminho ele pode oferecer ou não como cortesia água ou balas (isso é opcional de cada motorista oferecer ou não).
9) Se você mandar ele seguir o GPS é bom você também colocar no seu smartphone o caminho para onde você quer ir e acompanhar do seu smartphone se ele está fazendo o caminho correto. Caso ele saia um pouco da rota que você está acompanhando, pergunte a ele qual GPS ele tá usando, se por exemplo se você estiver no Waze e ele estiver usando o Google Maps, pode ocorrer uma variação pequena do caminho. Isso é normal. O que você pode fazer nessa situação é: ou pede para ele utilizar o mesmo GPS que você está usando no momento, no caso do exemplo o Waze, ou pergunte a ele o caminho mais detalhado, quais vias o GPS está indicando, qual a distância em (KM) está apontando e o tempo estimado da viagem. 

Tudo isso ele poderá lhe informar e você confronta com os valor apontados no GPS do seu celular, no caso o Waze. Se não der muita diferença, vale a pena talvez seguir o caminho do GPS do motorista para conhecer um novo caminho. Mas se for muita a diferença, peça para ele trocar de GPS e utilizar, no caso o Waze. Isso foi só um exemplo, pode ser o contrário, você abriu p Google Maps e o Motorista ta utilizando o Waze, nesse caso você pode pedir para ele utilizar Google Maps sem problemas.
10) O motorista errou o caminho. Isso pode ocorrer, mas se você perceber que ele está errando mais que uma vez o seu caminho você pode: ou guia-lo pelo GPS do seu smartphone ou simplesmente pedir pra descer em algum local seguro e pedir um outro carro no mesmo local. 
11) O recomendado é você compartilhar o seu caminho com algum familiar seu, ou através das ferramentas do próprio aplicativo de transporte ou então você também pode compartilhar o seu deslocamento através do WhatsApp, uma segurança a mais para você.
12) Todos os motoristas são cadastrados na plataforma, seus documentos, fotos, estão registrados nas plataformas para garantir uma maior segurança aos passageiros. Na cidade de São Paulo, os carros agora estão passando por um processo de vistoria e os Motoristas precisam do CONDUAPP para poder trabalhar como Motorista de aplicativos.

Essas dicas são muito importantes para você ter uma viagem mais tranquila, confiável e segura.


Comentários

Créditos

Créditos