10 Coisas que um Motorista de Aplicativos Não deve Fazer


10 Coisas que um Motorista de Aplicativos
Não deve Fazer
Isso é algo importantíssimo para quem deseja trabalhar como motorista de aplicativos.
Primeiramente, todos nós sabemos que nesse tipo de trabalho, o mais importante para você e para a empresa de aplicativos é o passageiro (cliente)
Para que a plataforma funcione bem, nós motoristas precisamos dar o nosso melhor, para atingir um nível alto de excelência, que é um símbolo desse sistema moderno de transportes de pessoas pelas cidades.

Mas nem sempre é assim, muitas vezes somos questionados pelos passageiros, por situações que eles viveram em viagens anteriores ou que foram provocadas por outros motoristas. Muitas vezes eles também reclamam das empresas de aplicativos. Porque nesse sistema de trabalho, o motorista não é empregado das empresas de aplicativos, nós somos apenas prestadores de serviços para essas empresas. 
Mas o que eu percebo é que a maioria dos passageiros tratam a gente como a própria empresa de aplicativos, nós que somos a empresa e todo tipo de problema temos que resolver... mas não é bem assim.

Nós do Clube Motorista Vip vamos aqui dar dicas para você driblar esse e outros Problemas que pode te Prejudicar nas Avaliações!

1) Não trate mal seu passageiro - Seja sempre educado em qualquer hipótese. Se você for questionado pelo passageiro e ele reclamar do motorista anterior ou teve algum problema com ele, não compre essa briga, pois por mais que o passageiro lhe conte uma história convincente, você não terá a versão do motorista. O ideal é deixar o passageiro falar, concorde com ele de uma maneira geral e peça para que ele entre em contato com a empresa de aplicativos e mencione a empresa o ocorrido (afinal quem tem que resolver esse caso é a empresa junto ao passageiro, que é o seu cliente).

2) Problemas de cancelamentos ou taxas de cancelamento, também não um problema que você tem que resolver. Um exemplo clássico é a taxa de cancelamento da Uber. Nós motoristas sabemos que o passageiro tem 05 minutos para decidir se vai fazer aquela corrida ou não e se passar desse tempo, caso ocorra um cancelamento por parte do passageiro será cobrado uma taxa de cancelamento de R$ 7,00 na cidade de São Paulo. Caso o passageiro entre no seu carro e diz que ocorreu um problema no pedido de um carro anterior a sua viagem e que precisou cancelar ou o motorista cancelou e a Uber está cobrando a taxa de serviço de R$ 7,00, deixe o passageiro falar tudo que ocorreu e peça para ele entrar em contato com a empresa, diz para a empresa o que ocorreu e que ela resolva esse problema.

E se a corrida for em dinheiro e por exemplo ocorreu um cancelamento anterior a sua corrida e têm uma taxa de cancelamento pendente por parte do passageiro?

Nesse caso será cobrado o valor da corrida que você fez mais a taxa de cancelamento que está pendente junto ao cliente. Você terá que cobrar o valor total, se o passageiro questionar, você diz que você tem que cobrar o valor que apareceu na tela no final da corrida, e se ta cobrando a mais, que a pessoa pague o valor cobrado e depois entre em contato com a empresa para resolver esse problema. se a pessoa não quiser pagar a taxa e pagar apenas o valor da corrida, você motorista deve informar imediatamente a empresa após finalizar a corrida e expor o ocorrido, senão o prejuízo será do motorista.
Por mais que a gente é a empresa na visão do passageiro, temos que mostrar que a gente é apenas um prestador de serviços para essa empresa.

3) Conversar com o Passageiro sem ele querer Converse apenas o necessário com o passageiro. Se o passageiro puxar conversa sobre qualquer assunto, você pode conversar mas evite entrar em polêmicas como: futebol, política, religião, opção sexual, etc.
O ideal é você deixar o passageiro falar e se for um assunto que você não domina ou não quer dar sua opinião, você pode tentar mudar de assunto falando do tempo na cidade, se ta calor ou se ta frio, etc.
Se ele efetuar ou atender uma ligação, não o interrompa em hipótese nenhuma. Só se for necessário.

4) Falar mal da empresa de aplicativos - Não fale mal da empresa de aplicativos que está prestando serviços no momento da viagem. Pode acontecer de um passageiro começar e expor o seu descontentamento com a empresa de aplicativos e você entrar na onda e começar a criticar também. Isso pode ser negativo para você pois o passageiro nesse caso, está com uma expectativa baixa com relação ao serviço da empresa e você ajuda ainda mais ele ficar mais e mais desanimado com a empresa chegando ao ponto de não mais usar essa empresa para solicitar um carro, quem perde é a empresa e você. Ele pode também te avaliar mal.
5) Falar da empresa concorrente. Evite falar da empresa concorrente. Exemplo se chama uma corrida da Uber, não fale bem ou mal da cabify ou da 99pop. Simplesmente não fale. O máximo que você pode dizer é trabalho também com as outras empresas mas agora eu sou Uber e me sinto feliz em realizar essa corrida. Isso serve de exemplo para outras corridas, basta vestir a camisa da empresa da vez.
6) Encare o trabalho com profissionalismo e ética. Não misture as coisas. Tente ser o mais educado e respeitoso possível. Caso tenha algum problema com algum passageiro onde passe desses limites o ideal é parar o carro e encerrar a corrida, pedindo para o passageiro descer do carro. É melhor fazer isso do que seguir a corrida e ter problemas posteriores.
7) Atender celular, mexer no celular com o carro em movimento. Essa prática também cria uma expectativa negativa na visão do passageiro, principalmente se ocorre uma distração, erro de caminho, uma buzinada ou fechada no trânsito... tudo isso pode ser evitado. Sempre tenha em mente que a pessoa especial naquele carro é o seu passageiro e atender ligações particulares, ficar no celular no Whatsapp ou facebook, por exemplo, vai fazer o passageiro pensar que você não ta nem ai para ele (sendo a pessoa menos importante naquele momento). Isso gera pra você uma má avaliação.
8) Cancelar Corridas - Evite cancelar corridas. O passageiro solicita um carro e a empresa escolhe você. Cancele uma corrida apenas se você não sentir-se confortável para fazer essa corrida ou por outros motivos de força maior como:
- carro sem combustível (na reserva)
- área de risco
- problemas de saúde
- acidente de trânsito
- Fatores externos que impossibilite a realização da corrida
9) Não Aceitar Corridas (deixar tocar o aplicativos e não aceitar a corrida) - Evite deixar de atender a uma chamada. Se você por algum motivo não estar disponível para realizar uma corrida, fique OFF-LINE. É melhor ficar OFF-LINE do que a empresa te mandar a corrida e você não atender.



10) Deixar de Seguir Essas Dicas - Essas são algumas dicas fundamentais para que você possa ser bem avaliado e muitas vezes elogiado. Sempre tenha em mente que a viagem que você for realizar sempre tem que ser única, especial e confortável. Seguindo essas dicas você vai longe.

Você ainda não é Motorista de Aplicativos, não sabe se vale a pena... Nós podemos te ajudar, temos uma postagem especial falando sobre o assunto que com certeza vai te ajudar a tomar sua decisão!



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