Direção 5 estrelas - Motorista Vip


Direção 5 estrelas - Motorista Vip

Nós que trabalhamos como motorista profissional de aplicativos, sabemos o quanto é difícil dirigir nas grandes cidades. Mas temos que sempre atingir um nível alto de excelência para que a viagem seja a mais confortável possível e com segurança para o passageiro e para nós motoristas.

Mas nem sempre é assim. Por mais que façamos o melhor, estamos sempre ao risco do erro, seja uma fechada, uma buzinada, uma situação de perigo, um descuido pode ser fatal para sua avaliação no final da corrida. E quem avalia, o próprio passageiro, se ele gostou da viagem, se ela foi confortável, se chegou dentro do horário da sua necessidade, se o motorista foi gentil, educado, cortez, dirigiu com segurança, não errou o caminho... tudo isso e muitas outras situações fazem com que o passageiro te avalie ou não.
A avaliação é muito importante para sabermos se estamos entregando o nosso melhor, mas a principal avaliação é a pessoal que está dentro da nossa mente.
Essa com certeza faz toda a diferença, pois se você cometer um pequeno erro, mesmo que passe despercebido pelo passageiro, você sabe que errou e o que fazer?
O blog Motorista Vip vai lhe dar algumas dicas para uma direção 05 estrelas:

Carro Limpo

Quem é que não gosta de entrar em um carro limpo, cheiroso... isso é muito bom. Os passageiros e nós motoristas apreciamos isso.
Você antes de iniciar o seu dia de trabalho, verifique como está a situação do seu carro, se está limpo, se está tudo ok com ele. Se estiver muito sujo, principalmente por dentro é fundamental uma limpeza, bater os tapetes, aspirar as pedrinhas e sujeiras que com o entra e sai de passageiros dentro do veículo, acaba sujando o interior do mesmo.
O ideal é uma lavagem completa, por exemplo no domingo. Durante a semana sempre antes de iniciar a próxima corrida, verificar o interior do veículo, se tem alguma sujeira, se tiver da uma limpada, procure ter consigo uma vassourinha de mão ou um aspirador portátil para executar o trabalho rapidamente. Se possível tenha no porta malas um pano de chão e um reservatório de água, isso ajuda nas pequenas limpezas.
Outro ponto legal de observar é a porta do carro, geralmente as pessoas entram atrás e do lado direito do carro. Então com o entra e sai de passageiros, suja as borrachas e o rodapé da porta. Nesse local é muito importante estar limpo. Afinal é o seu cartão de visitas, aqui o passageiro identifica se o carro está limpo e agradável ou não e a primeira impressão é a que fica. O carro pode está sujo por fora, mas o lado direito precisa estar limpo, maçanetas limpas por dentro e por fora, rodapé de entrada limpo, vidros traseiros limpos para o passageiro poder enxergar o lado de fora.

Os bancos do carro também precisam estár limpos, o ideal seriar ter bancos em couro, por ser fácil a limpeza, mas no meu caso os bancos são em tecido e suja bastante.
Muitos passageiros com pequenas malas ou malas de mão, bolsas ou pequenos objetos que trazem consigo, entram no nosso carro e estando dentro do carro colocam seus pertences no banco e isso muitas vezes acabam sujando o carro. O que mais suja os bancos são aquelas malas de rodinha, que trazem nas suas rodinhas a sujeira da rua.
Dica: Quando você chegar ao destino do passageiro e perceber que ele está com essas malas, sugere a ele 2 locais para colocar a sua mala: no porta-malas (ideal) ou você afasta um pouco o banco da frente e coloca a mala do passageiro na frente e em pé no assoalho do carro ou encima do banco da frente, local que depois de encerrada a corrida, fica mais fácil para você limpar, caso tenha sujado o banco.


Essa é uma boa pergunta, mas primeiro temos que conhecer cada um deles para decidir na escolha final.
Aqui no blog nós temos uma postagem que aborda muito bem sobre esse tema. Você pode conferir agora clicando no botão abaixo:
Definido qual GPS usar, no meu caso eu prefiro utilizar o Google Maps, partimos para iniciar os trabalhos.
Mas qual é o melhor GPS para próxima corrida? É o que o passageiro determinar, vamos ver o exemplo abaixo.
Quando o passageiro entrar no seu carro, é fundamental você perguntar: Segue o GPS ou você tem um caminho de sua preferência.
Geralmente os passageiros dizem: segue o GPS, dizendo dessa forma você tira o rótulo do "Segue o Waze", pois se você disser dessa forma significa que você está usando o Waze, mas se você dizer: segue o GPS, mesmo que o passageiro pense que você está no Waze, você poderá estar utilizando o Google Maps numa boa. Claro que tem aqueles passageiros que confiam mais no Waze, outros no Maps e se ele exigir que você utilize o Waze ou o Google Maps, sem problemas, é fundamental você saber trabalhar pelo menos com esses 2 importantes Aplicativos de GPS.
Uma coisa que dificulta os trabalhos tanto no aplicativo da Uber como no aplicativo da 99 é a parte dos Navegadores. Você determina nas configurações qual navegador você quer trabalhar, se é o Waze ou Maps, até ai tudo bem. No meu caso, o Google Maps está configurado tanto no Uber como no 99 POP. O passageiro entra no seu carro, você pergunta: Segue o GPS e o passageiro responde: segue o Waze, mas ele percebe, no meu caso que  estou utilizando o Google Maps, então ele exige que você utilize o Waze. Nessa hora você clica em navegação tanto no Uber como no 99 POP e eles vão me mandar pro aplicativo de navegação GPS que eu configurei e não dá a opção de trocar imediatamente na tela.


Como sugestão deveria, quando eu clicar em navegação aparecer: os ícones do Waze, do Maps e no caso do Uber ele está agora com seu próprio GPS de Navegação (isso iremos abordar em postagens futuras sobre a experiência com ess GPS).
Assim trocaríamos na tela rapidamente por qual GPS o passageiro quer que a gente use, caso ele exija a mudança pelo seu preferido.
Hoje, se acontece isso comigo, se o passageiro exige que eu utilize o Waze, eu tenho que abrir o Waze, gravar o endereço do destino final do passageiro, colocar manualmente no Waze, para depois migrar pro Waze, mantendo o Google Maps em segundo plano, para garantir que estou indo realmente pro local que o passageiro determinou. Isso gera um trabalho adicional que muitas vezes pode ocasionar no erro, uma má avaliação e outros problemas.
Como dica, sempre faça o que o passageiro pedir, não questione ou desafie, é melhor você fazer o que ele pede do que ser irredutível e querer fazer do jeito que você sabe fazer melhor, em outras palavras é melhor você fazer o caminho do passageiro do que o seu caminho.
Lembre-se que o melhor caminho ou o melhor GPS é o que o passageiro determina.
A melhor situação é quando o passageiro diz: posso te guiar no caminho! Nessa situação você até pode pensar que seja ruim mas no final é a melhor, pois tira a sua responsabilidade de acertar o caminho e chegar no horário, afinal você está fazendo o caminho que o passageiro está ditando e sem GPS.
Outra situação muito frequente é você por exemplo estar utilizando o Google Maps e o passageiro no seu Smartphone estar ligado o seu GPS no Waze. Chega uma hora no meio do caminho que o passageiro te questiona: Por que você está ind o por esse caminho se o Waze ta dando o outro caminho, nessa hora você diz: o Google Maps ta dando esse caminho, mas se você quiser podemos fazer o caminho do Waze, sem problemas. Nessa hora se o passageiro ditar o caminho, será melhor, mesmo que você vendo no Google Maps que o caminho dele é maior (vai dar mais volta). Agora se você não atender o passageiro nesse quesito e dizer: "Vou seguir o caminho aqui do GPS meu". Nessa hora você esta assumindo o risco de:
1) ganhar 1 estrela
2) não ser avaliado
2) ser criticado nas avaliações
Se você assumir o risco, você precisa garantir e convencer o passageiro que o seu caminho é o melhor e o mais seguro. Uma boa dica é dizer que o Google Maps fornece caminhos mais seguros e menos quebrados, enquanto o Waze muitas das vezes nos coloca em caminhos mais quebrados e perigosos, porque ele traça a rota mais curta, dependendo da sua configuração. Você precisa ter algum argumento que sustente a sua afirmação e experiência com o Waze. No final se você conseguir chegar mais cedo que o previso é o ideal, nessa hora você diz: conseguimos chegar mais cedo que o previsto, nessa hora com certeza o passageiro poderá pelo menos concordar com você, se acontecer isso, melhor será para você motorista, pois ameniza o risco de ser mal avaliado.



O GPS pode Falhar?

Sim o GPS pode falhar. Muitos fatores pode possibilitar esse tipo de problema como:
2) GPS necessitando de atualizações
3) Smartphone ultrapassado para novas atualizações
4) Problemas no Smartphone, geralmente que envolva a captação do sinal
5) A localização que você está que dificulta o sinal do GPS (local com sinal fraco do GPS)

O Que Fazer?

Se não estiver em corrida, é bom testar o GPS e verificar se está funcionando corretamente para depois ficar online aguardando corridas.
Agora se você estiver na corrida e de repente o seu GPS para de funcionar por qualquer motivo, seja humilde e direto, diz ao passageiro que o GPS do seu Smartphone deu problema e pergunta se o passageiro sabe guiar o caminho. Com certeza duas coisas pode acontecer: Ele saber o caminho e começar a guiá-lo ou então ele liga o gps do seu Smartphone onde ele pode guia-lo através do GPS dele ou já aconteceu do passageiro emprestar o seu Smartphone para finalizar essa corrida dele.
E assim que finalizar a corrida, fique off-line nos aplicativos, tente verificar o que aconteceu com seu GPS, desligue e ligue o seu Smartphone, verifique as atualizações do Waze e do Google Maps e se mesmo assim o GPS apresentar defeito, sugiro levar o seu Smartphone para alguma Assitência Técnica para uma melhor avaliação.
Já aconteceu comigo do GPS em plena corrida ficar descontrolado, não informando o local exato que estou e não apresentando o local para ir, nisso precisei seguir as recomendações acima para minimizar o problema, afinal sem o GPS você precisa do auxílio do passageiro e conhecer muito bem a cidade. Como dica é sempre bom ter um guia de ruas atualizado dentro do seu carro para uma consulta rápida, se for preciso usá-lo.
Existe um aplicativo que eu utilizo em segundo plano que testa o GPS e me diz se ele está funcionando ou não que é muito bom chamado GPS Test, você poderá baixá-lo para Android no Google Play no botão abaixo:

P.S.: Esse GPS Test não arruma o problema, ele apenas mostra se seu GPS está funcionando ou não.

Uma viagem 5 estrelas exige muito mais que concentração

Para uma viagem ser 5 estrelas

Além de tudo isso já abordado aqui é preciso:
1) Estar bem vestido e apresentável
2) Barba feita ou aparada
3) Conversar apenas o necessário
4) Ser Simpático e Educado Sempre
5) Dirigir com Segurança respeitando as leis e regras do trânsito

Conversar apenas o necessário é fundamental, pois você além de manter a concentração, você consegue prestar mais a atenção no trânsito, no trajeto, minimizando os erros.
Agora se o passageiro puxar conversa, claro que você pode conversar.
Mas procure não entrar em polêmicas como:

1) Política
2) Futebol
3) Assuntos diversos
E outros assuntos que possam surgir durante a viagem. Se caso entre em algum assunto do gênero, procura concordar com o passageiro sem expor o seu ponto de vista, deixa ele falar, assim será melhor para você. Se você começar a conversar, poderá tirar a sua concentração, ocasionando a erros como:
1) Errar o caminho
2) Cometer alguma infração de trânsito
3) Direção perigosa
E mesmo que o papo esteja bom, se você vacilar nesses quesitos, com certeza poderá ser mal avaliado.
Espero ter ajudado não só os Motoristas Iniciantes mas também a todos os Motoristas de Aplicativos ou APP.

Você ainda não é Motorista de Aplicativos, não sabe se vale a pena... Nós podemos te ajudar, temos uma postagem especial falando sobre o assunto que com certeza vai te ajudar a tomar sua decisão!
  


Você Sabe Qual o Melhor Smartphone para trabalhar como Motorista App?

Você pode pensar:"Eu tenho um Smartphone e ele vai dar conta do recado" mas não é bem assim... Você precisa de um Aparelho mais Avançado, que Suporta estar Ligado ao mesmo tempo (que não trave) o Aplicativo do MotoristaGPS Waze ou Google Maps, outros Apps, etc. Pense que ter que comprar um Smartphone Melhor não é um Luxo e SIM um Investimento, afinal ele será sua Ferramenta de Trabalho.
Nós temos um Post falando Exatamente Sobre Isso, onde trazemos os Principais Modelos de Smartphones Utilizados pelos Motoristas de Aplicativos, Dicas de Aparelhos, etc.
Para Saber Mais, Clique no Botão Abaixo:



Comentários

Créditos

Créditos