Dicas para dirigir com inteligência na cidade para evitar as multas


Dicas para dirigir com inteligência nas cidades para evitar as multas

Quem é que nunca levou uma multa dirigindo pelas cidades!

Para nós motorista de aplicativos conviver com o risco de levar uma multa no nosso trabalho nas ruas, não é tarefa fácil. Sabemos que para evitar uma multa temos que seguir as leis e regras de trânsito, dirigindo com atenção e segurança.
Mas nem sempre é assim, por mais que façamos o nosso melhor sempre há o risco de cometermos algum erro ou infração de trânsito e nessas horas, se somos flagrados pelos agentes de trânsito ou algum radar, a multa vem mesmo.

Levei uma multa o que fazer

Essa é uma hora tão chata e desesperadora, principalmente se você tem acumulado alguns pontos no seu prontuário ou então, dependendo da multa o valor é bem salgado, comprometendo o seus ganhos.
Se você foi multado, nessa hora não tem muito o que fazer. Muitas pessoas tentam recorrer a multa mas só o trabalho que temos para fazer a defesa e na maioria das vezes não vale a pena. Eu já perdi tempo em recorrer multas e não tive sucesso em nenhuma delas.
O que você tem a fazer é simplesmente pagar a multa e procurar não cometer mais esse tipo de infração. Quando eu levo uma multa, vejo pelo endereço no Google Maps onde foi que eu levei a multa, verifico se foi uma multa por radar fixo ou móvel ou se foi aplicada por agentes de trânsito. Nisso eu gravo bem o local para que quando estiver passando novamente por ele, não leve outra multa.

Na verdade o que você tem que fazer é criar técnicas mentais com uma boa concentração e colocar em mente que você está sendo vigiado o tempo todo sendo por radares móveis ou radares fixos ou pelos agentes de trânsito.

Nós aqui do blog vamos passar algumas dicas de como você pode fazer para se prevenir e evitar as multas de trânsito.

Para nós que trabalhamos como motoristas de aplicativos, o ideal é não tomar multa, porque elas além de doer no bolso, gera uma pontuação e se você ultrapassar o limite de 20 pontos, vai acabar perdendo o direito de dirigir, consequentemente, você vai ficar sem trabalhar e isso é ruim, principalmente se essa atividade for a sua única fonte de renda atualmente.

Multas de velocidade

Para nós motoristas de aplicativos, sabemos que muitas vezes o passageiro estão com muita pressa (está atrasado para o seu compromisso) e exige de nós uma certa rapidez para chegar no destino dele e por outro lado se você correr bastante, ultrapassando os limites de velocidade da via, poderá ser flagrado por um radar móvel ou por um radar fixo.

Nesse caso existe os dois lados da moeda, o lado que você vai tentar agilizar a viagem do passageiro, chegando o mais rápido possível ao destino dele, onde ele vai ficar feliz e poderá te avaliar bem por causa disso. Então nesse momento, isso pode ser até bom para você (por causa das avaliações) mas tem um outro lado que não é nada legal para o Motorista, a possibilidade de ter levado uma multa. Com o passar dos dias, semanas, se você cometeu uma infração de trânsito, a multa chegará para você e aí meu amigo, quem vai pagar essa multa é você mesmo, pois foi você que cometeu essa multa, nessa hora é por sua conta. Nem a empresa de aplicativos de transporte, quanto mais o passageiro, irão te ajudar no pagamento dessa multa.


Sugestão: Caso precise chegar com rapidez ao destino do passageiro, o ideal é utilizar o aplicativo de Navegação Waze (GPS) no seu smartphone para realizar essa corrida, porque ele avisa com antecedência a maioria dos radares móveis e fixos nas cidades. Isso pode te ajudar a amenizar o problema da possibilidade de você ser multado por causa do excesso de velocidade.

Então o que devo fazer?

Como regra, você deve circular pela cidade no limite de velocidade das vias. Nós aqui do blog recomendamos que você ande sempre abaixo da velocidade máxima permitida por exemplo: a velocidade máxima permitida em uma via é de 50 km por hora, então recomendamos que você circule nessa via entre 45 km à 48 km no máximo, para evitar ser multado.
Adotando esse padrão de 2 a 5 km a menos que a velocidade máxima permitida, você não estará atrasando a viagem. Pelo contrário, você estará fazendo uma viagem tranquila, segura, respeitando as leis de trânsito e também evitando uma possível multa por excesso de velocidade.

Passar farol vermelho

Durante o dia evite passar qualquer farol vermelho porque você estará cometendo uma infração de trânsito, colocando em risco a sua própria vida e a vida do seu passageiro. Por isso não recomendamos passar farol vermelho em hipótese nenhuma. Você pode até me perguntar: "Passar farol Vermelho à noite ou na Madrugada tem algum problema de eu ser multado?"
Sim, você poderá ser multado se o farol tiver fiscalização eletrônica ou se algum agente de trânsito estiver no local. Você só pode passar o farol se ele estiver desligado ou com o amarelo piscante ligado (nesse caso chegue devagar no cruzamento e passe o farol com segurança).


Claro que sabemos que quanto mais tarde da noite ou nas madrugadas é muito perigoso ficar parado no farol por causa da violência que altíssima nas cidades. Nesse caso fica a seu critério passar o farol vermelho ou não. Nós recomendamos que, ao se aproximar do farol, se ele estiver vermelho, diminua sua velocidade, aproximando-se do Farol lentamente, porque muitas vezes até você chegar ao farol ele já abriu de novo. Dessa forma, você não fica parado no farol e se ficar vai ser por muito pouco tempo. Com isso você seguirá sua viagem com segurança e tranquilidade.

Parar em local proibido

Buscar um passageiro e deixá-lo em algum ponto da cidade não é tarefa fácil. Quando estamos seguindo até o local de partida do passageiro, nós temos um tempo para pensar de que forma vamos estacionar para poder realizar o embarque do passageiro. Esse local não deve ser longe do local do passageiro, mas que também não coloque a gente numa situação de estar cometendo uma infração de trânsito.
Isso é uma situação muito complicada porque muitas vezes o passageiro está em algum local que não tem como parar Então você tem que dar algum jeito para não cometer a infração, por exemplo de parar em fila dupla. O que a gente recomenda é o seguinte:


Você chega no local e se o passageiro não estiver aguardado no local informado, você tem que tentar estacionar o mais próximo possível, caso não consiga estacionar e o local não dá para parar de jeito nenhum, você terá que seguir em frente e fazer o menor retorno possível para não gastar tanta gasolina e retornar para o local de origem do passageiro. Outra dica é você ir bem devagar até o passageiro, sendo que a hora que você chegar no local de origem dele ele já vai estar lá te esperando, porque muitos passageiros pedem um carro de dentro das suas casas ou de dentro dos seus apartamentos por causa do WI-FI da sua residência e quando é apartamento até ele chamar o elevador, de repente o bloco dele é longe da portaria... Então até ele se deslocar a portaria do prédio, você já chegou ali faz tempo e não conseguiu estacionar o carro de uma maneira correta, por exemplo você está parado em fila dupla, então você tem que ter em mente que você está cometendo uma infração de trânsito e se for flagrado pelo agente de trânsito, com certeza será multado.

Essa é a primeira parte da viagem. A segunda parte é quando o passageiro já está dentro do seu carro e quando chegar no seu destino, ele vai parar no local onde é difícil estacionar ou simplesmente é proibido estacionar naquele local (existe uma placa que é proibido parar e estacionar) exceto ônibus. Então significa nesse caso que só ônibus pode parar ali, mas o passageiro precisa ficar nesse local.

Nesse caso, o que você deve fazer?

Nós recomendamos que você converse com o seu passageiro para tentar convencê-lo de que não pode parar ali e que você vai precisar parar mais à frente ou parar antes do local solicitado. Se ele concordar ou sugerir parar um pouco antes do local solicitado, sem problemas. Agora se você vai ter que fazer um retorno ou parar mais à frente, recomendamos que você explique o motivo para o passageiro (justifique), assim o seu passageiro vai determinar o que fazer nesse momento.

Agora se não tiver acordo, você terá que dar um jeito de parar ali mesmo onde ele quer...Só que tenha em mente que pode ter um agente de trânsito visível no local ou oculto (você não está vendo ele) mas ele está vendo você muito bem e caso cometa alguma infração, você será multado.
Então vale mais a pena você tentar convencer o seu passageiro de que não pode parar ali, seja sincero com as suas palavras, do que você fazer o gosto do seu passageiro e depois sair com prejuízo (cometeu a infração e foi multado).

Confira alguns locais complicados para buscar seu passageiro aqui em São Paulo

Aeroporto de Congonhas

Gente, esse é um local muito complicado para embarque e desembarque de passageiros. Quando você vai levar um passageiro para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando você está chegando no aeroporto (está no túnel de acesso) tente sugerir ao passageiro, dizendo que é melhor você desembarcar ele do outro lado depois do Saguão, porque ali é uma parte reta onde dá para você estacionar com agilidade e tranquilidade.
foto: (divulgação/Internet)

Na parte curvada é complicado para tudo, pois ali tem passageiro querendo desembarcar, passageiro querendo embarcar (muito confuso) e como é em curva, fica um pouco mais complicado para estacionar, porque geralmente nessa via o ocorre congestionamentos (trânsito parado). Isso dificulta você fazer a baliza para estacionar de maneira correta.


foto: (divulgação/Internet)

Por isso nós recomendamos que você converse com seu passageiro quando estiver chegando nessa parte do aeroporto e explique para ele que é melhor ele desembarcar do outro lado depois do saguão.


foto: (divulgação/Internet)

Já no caso de buscar o passageiro no Aeroporto de Congonhas, não tem muita escolha... O ideal é você ligar para o passageiro com antecedência ou mandar uma mensagem perguntando para ele em que parte do aeroporto ele está, cor de roupa ou algo que possa identificá-lo para você poder encontrar o seu passageiro. Se você passar pelo aeroporto e não conseguir encontrá-lo, terá que fazer um retorno e no caso do aeroporto de congonhas, o retorno além de ser longe é sempre travado o caminho (muito congestionado).

Terminal Rodoviário do Tietê

Se o seu passageiro for para a rodoviária do tietê, você deverá desembarca-lo em uma área de desembarque dentro da própria rodoviária. Se o passageiro pedir para descer na avenida Cruzeiro do Sul, em frente ao Metrô Tietê, converse com ele e explique que apesar de ter um recuo no local, é proibido parar e estacionar no local, exceto ônibus. Diz a ele que existe uma área para desembarque dentro da própria rodoviária. Caso ele queira ficar por ali mesmo, tente virar no próximo quarteirão e pare onde for possível.


foto: (divulgação/internet)



Estação do Metrô Santana - Avenida Cruzeiro do Sul

Nessa estação do metrô e nas outras estações do metrô na Avenida Cruzeiro do Sul é proibido parar e estacionar nos recuos em frente a estação do metrô, exceto ônibus. Na estação Santana tem mais um agravante, se você tiver que desembarcar um passageiro nesse local em específico, fique atento: Nesse local, apesar de ter o recuo, não pode parar e nem estacionar no local, exceto ônibus. E se mesmo assim você for desembarcar nesse recuo, você terá que mudar de faixa, onde você passará um pouquinho na faixa exclusiva de ônibus.

Resultado: Se você fizer isso e se tiver uma agente no local, ele poderá te multar por circular na faixa exclusiva de ônibus e também por parar em local proibido, podendo vir 2 multas para você pagar.

foto: (divulgação/internet)

Esses locais citados acima, são alguns exemplos de situações que, por qualquer descuido, você estará cometendo infrações de trânsito e consequentemente, levará multas e vai também acumular pontuações no protuário da sua habilitação. Então a melhor receita é ficar atentos aos locais, as placas e sinalizações de trânsito para não cometer essas e outras infrações pela cidade.



Você Sabe Qual o Melhor Smartphone para trabalhar como Motorista App?

Você pode pensar:"Eu tenho um Smartphone e ele vai dar conta do recado" mas não é bem assim... Você precisa de um Aparelho mais Avançado, que Suporta estar Ligado ao mesmo tempo (que não trave) o Aplicativo do MotoristaGPS Waze ou Google Maps, outros Apps, etc. Pense que ter que comprar um Smartphone Melhor não é um Luxo e SIM um Investimento, afinal ele será sua Ferramenta de Trabalho.
Nós temos um Post falando Exatamente Sobre Isso, onde trazemos os Principais Modelos de Smartphones Utilizados pelos Motoristas de Aplicativos, Dicas de Aparelhos, etc.
Para Saber Mais, Clique no Botão Abaixo:






















Comentários

Créditos

Créditos