É Seguro Trabalhar Como Motorista de Aplicativos


É Seguro Trabalhar Como
Motorista de Aplicativos
Nos tempos atuais, onde o índice de violência é muito alto em todo o Brasil, falar que trabalhar como Motorista de Aplicativos é 100% Seguro não é verdadeiro.
Tudo vai depender dos seguintes fatores:
- Vai depender do seu perfil de trabalho
- Você vai trabalhar durante o dia
- Você vai trabalhar durante a noite e nas madrugadas
- Você vai aceitar corridas em dinheiro, máquina de débito ou crédito
- Você só vai receber corridas no cartão (Voucher)


Seu Perfil de Trabalho

Esse é o ponto que determina o grau da sua segurança para trabalhar como motorista de aplicativos de transporte. Se você têm um perfil arrojado, aceitar todas as corridas não se importando com o lugar, aceitar corridas em todos os meios de pagamento disponíveis, claro que você estará mais exposto ao risco de pegar um passageiro fraudulento.
Embora as empresas de aplicativos, preocupada com a segurança dos passageiros e dos motoristas nas plataformas, implantaram novas camadas de segurança nos aplicativos, tornando muito mais segura as viagens. Apesar disso, é uma mão de duas vias onde passageiros e motoristas estão sujeitos ao risco, infelizmente.


Trabalhar durante o dia

Durante o dia é menos perigoso trabalhar como motorista de aplicativos, mas também vai depender muito do seu posicionamento na cidade. Você precisa conhecer bem a cidade onde você vai trabalhar. E com o passar do tempo, você vai criar um mapa mental dos melhores locais na cidade para trabalhar e vai posicionar-se nesses locais. Durante o dia tem mais pessoas nas ruas, mais carros nas vias, em uma situação extrema, que você está muito inseguro, pare em algum posto de gasolina, em locais de muito movimento ou em algum local onde tem muitas pessoas paradas, diga pro seu passageiro descer e encerre a corrida. 

Outra situação se você está com medo ou receio e o passageiro diz que vai pra esse local e depois vai seguir viagem para outro local, você diz que na primeira parada que você terá que encerrar a corrida e diga para o passageiro pedir outro carro, que você está encerrando ali essa viagem. Caso ele não aceite sua solicitação, tente descer do carro, para evitar discussões o problemas maiores, para sua própria segurança.


Trabalhar durante a noite ou na madrugada

Durante a noite e nas madrugadas, é mais perigoso trabalhar como motorista de aplicativos, porém são esses os horários que os motoristas mais ganham por corridas feitas, talvez seja esse o motivo de alguns motoristas terem sido assaltados em todo o Brasil. Nesses horários tem poucas ou nenhuma pessoas nas ruas, pouquísismos carros circulando e tem um agravante, perigo de assaltos em ruas de pouca circulação de carros ou de pessoas, locais com pouca iluminação (locais mais escuros) e também se você parar no farol, poderá ser um alvo fácil para os assaltantes.


Aceitar todas formas de pagamento

De todas as formas de pagamento, a mais segura na nossa opinião é o pagamento no cartão de crédito cadastrado na plataforma, o famoso Voucher, onde o passageiro, para realizar a sua corrida pela plataforma, tem que cadastrar seu cartão de crédito, seus dados na plataforma e se algo acontecer na corrida, a empresa de aplicativos tem seus dados registrados, facilitando a sua identificação para os órgãos competentes.
No caso da Uber o motorista não pode escolher a forma de pagamento com que ele quer trabalhar, ele tem que fazer corridas no dinheiro e corridas no voucher.

Com essas informações importantes, você consegue traçar uma estratégia de trabalho, visando um atendimento de qualidade (5 estrelas) com segurança. Mas só isso não é suficiente. O mais importante sempre será a próxima corrida, afinal não da pra pensar nas corridas que vem depois dessa, ou corridas futuras. É fundamental conhecer bem o aplicativo de transporte para o qual está prestando serviço.
É com essa ferramenta que você vai fazer a leitura do seu passageiro e saber informações como:
- Modalidade de pagamento da corrida
- Se o passageiro é novo na plataforma (5.0)
- Se o passageiro colocou o endereço certinho do local onde está 
- Se ele está saindo de um local, da sua residência ou se está em algum lugar na rua
- Se uma pessoa pediu um carro e quem vai fazer a viagem é outra
- Se o passageiro é VIP (se ele usa constantemente o aplicativo para pedir um carro)
No caso da 99POP, quando vêm uma chamada para você no seu celular, se o passageiro vai para uma área considerada de risco pela plataforma, o aplicativo lhe informa antes de você aceitar a corrida. Outra coisa boa é que aparece no aplicativo o endereço de origem (onde está o passageiro) e o endereço do destino (local para onde a pessoa vai). Com essas informações você sabe exatamente o endereço origem e o endereço destino, dando-lhe o poder de definir se você vai fazer essa corrida ou se vai cancelar.
Dá pra saber tudo isso, mas entenda que cada aplicativo trabalha de uma forma. O que pode ocorrer é que um aplicativo lhe informa de uma maneira, e o outro de outra maneira. No geral, se você conseguir o máximo de informações referentes ao passageiro será melhor para você. Caso você tenha pouca informação sobre a corrida e com isso você está um pouco tenso ou inseguro, você pode tentar ligar para a pessoa, saber exatamente o local que ele está. Outra possibilidade é você mandar uma mensagem para ver se a pessoa te passa alguma pista da sua localização exata, cor de roupa, um ponto de referência, etc.
Se mesmo assim você conseguir uma ou outra informação apenas, tentou ligar ou mandou mensagens e não teve um retorno, você ainda tem 02 saídas: Fazer ou não essa viagem. Muitos motoristas nessas situações, procuram chegar perto do local para ver se a pessoa sai de algum local ou se está parado na rua. Se a pessoa que pediu o carro é a mesma que vai fazer a viagem, etc. Nessas situações, os motoristas acabam seguindo a intuição pessoal de fazer ou não esse tipo de viagem.
Pontos importantes que deveriam ser incluídos nos aplicativos de transporte:
- O número de viagens realizadas pelo passageiro
- Sua avaliação atual
- Endereço de origem e endereço do destino
- Foto de perfil do Passageiro (obrigatório)
- Melhorar as corridas de pagamento em dinheiro 
- Passageiro facilitar o troco ou se não tiver como fazer o troco, o aplicativo intermediar nessa transação

Número de viagens realizadas pelo passageiro - Uma maneira do passageiro saber se o passageiro é novo na plataforma ou se é usuário constante (utiliza com frequência o aplicativo para pedir um carro)

Sua avaliação atual - Indica se o passageiro é novo na plataforma, se ele está na média de avaliação com relação a outros passageiros de uma maneira geral. Em resumo se sua nota de avaliação for a máxima, significa que o passageiro é novo na plataforma. Se a nota for muito baixa, alguma coisa tem de errado com a avaliação desse passageiro.
Endereço de origem e endereço do destino - Isso é fundamental para sua segurança, pois você sabe o local que o passageiro está e para onde ele quer ir (destino final) e com essas informações você tem o poder de definir se vai realizar essa viagem ou não.

Foto de perfil do Passageiro - Isso é importante e ajuda a encontrar o passageiro em locais de muito movimento.


Melhorar as corridas de pagamento em dinheiro - Sabemos que o pagamento em dinheiro virou dor de cabeça para os motoristas, no caso do Uber. Por outro lado, ela melhorou a segurança nesse tipo de chamada, onde o passageiro para pedir um carro na modalidade "dinheiro" tem que confirma seus dados, senão o aplicativo não deixa pedir um carro. Isso é muito bom mas existe hoje uma prática muito comum dos passageiros e muito utilizado atualmente que é pedir um carro para qualquer pessoa. Como o pagamento é em dinheiro (quem paga é o passageiro) a pessoa pode pedir um carro para qualquer pessoa ela confirma seus dados, mas quem embarca é outra pessoa.
Como funciona:
Vou dar um exemplo. Estou em um barzinho com os amigos e digo para o dono da bar pedir um carro pra mim que meu celular descarregou a bateria ou coisas do tipo. O dono do bar, para oferecer um atendimento personalizado, ele pede um carro através do aplicativo dele, confirma os seus dados e o aplicativo dele chama um carro. Não hora que o motorista chega no local não embarca a pessoa que pediu o carro (dono do bar), quem embarca é o seu cliente que pediu esse favor. Essa pessoa entra no seu carro e vai para o destino dele. Ao final da corrida você cobra dele (passageiro que embarcou no carro) e ta tudo certo, você encerra a corrida e a pessoa desembarca ali. Parece tudo prático e seguro mas não é bem assim. Uma coisa é você pedir um carro para quem você conhece, avisar o motorista que quem pediu o carro não é quem vai fazer a corrida e sim outra pessoa. Assim o motorista fica mais tranquilo e seguro para fazer essa viagem. Outra coisa é você pedir um carro para quem você não conhece e também não avisar o motorista de que não é você que vai fazer a viagem e sim uma pessoa estranha (que você não conhece). 

Minha opinião é que quem normalmente utiliza dessa prática, deve ser responsável por dar autorização do seu aplicativo a uma outra pessoa fazer a viagem em vez de você (viagem por pagamento em dinheiro). Assim caso ocorra algum problema nessa viagem, quem pediu o carro tem que ser responsável por quem está embarcando. O aplicativo deveria perguntar antes de finalizar o pedido de um carro "Quem vai embarcar é você ou uma outra pessoa" Se é uma outra pessoa, tem colocar o CPF dela e sua data de Nascimento para poder pedir um carro. Isso é uma idéia para de alguma forma ter um dado de quem está embarcando, que muitas vezes não é cadastrado na plataforma, mas por pedido de um carro por terceiros, ele consegue fazer a viagem.

Facilitar o Troco

Isso é uma coisa muito importante, onde as empresas de aplicativos de transporte deviam fazer campanhas, informar aos passageiros da importância de facilitar o troco (pagar a corrida com dinheiro trocado), pois caso eles não facilitem o troco, estarão prejudicando o próximo passageiro, caso o motorista fique sem troco. Uma solução simples para isso é o aplicativo de transporte intermediar, caso o passageiro pague com o dinheiro de maior valor e você motorista não tem como voltar o troco. Então no aplicativo do passageiro aparecerá um botão perguntando se recebeu o troco, caso a resposta seja negativa, o aplicativo de transporte paga o motorista, tirando os descontos cabíveis e insere o valor na conta do passageiro em forma de despesas com corridas. Assim os dois lados ficarão satisfeitos.

Sugestão: No caso da Uber, poderia ser criado um cartão pré-pago, onde a pessoa faz uma recarga em bancos, casas lotéricas, etc. Com esse cartão ela pode pedir um carro e o valor da corrida será descontado do saldo desse cartão. Outra coisa seria a integração do bilhete único com a Uber, onde com o bilhete único a pessoas poderia fazer viagens na Uber e o valor da corrida seria descontado do saldo do cartão. Caso o cartão não tem o saldo suficiente, o aplicativo não deixaria a pessoa fazer o pedido de um carro.02 lados ficariam contente.

Para finalizar esse assunto, o mais importante é você saber dos riscos, saber que os aplicativos mostram o que você precisa saber para realizar as corridas e acreditar que passageiros do bem entrarão no seu carro e que as viagens serão excelentes! Acredite na sua intuição e Siga em Frente!
Desejamos a todos Motoristas de Aplicativos as Melhores Corridas, com Atendimento 5 Estrelas, Corridas tranquilas e Seguras! A Segurança também depende de Você!

Você Ainda não é Motorista de Aplicativos? Cadastre-se agora no botão abaixo e Comece a Lucrar Agora Mesmo!





ATENÇÃO!!

Você Motorista Uber,
Sabe Quanto Realmente Ganha?
Conheça a Planilha Uber!
Ideal para Iniciantes!
Assista o Video:


Gostou da Planilha?
Clique no Botão abaixo e
Adquire Já a Sua:
Vale a Pena Ser Motorista de Aplicativos
Nós temos um post falando exatamente sobre isso, os prós e contra para trabalhar como Motorista de Aplicativos, Se você tem receio, medo ou quer informações na prática (relatos dos Motoristas que trabalham com o Uber), clique no botão abaixo:



Você Sabe Qual o Melhor Smartphone para trabalhar como Motorista App?

Você pode pensar:"Eu tenho um Smartphone e ele vai dar conta do recado" mas não é bem assim... Você precisa de um Aparelho mais Avançado, que Suporta estar Ligado ao mesmo tempo (que não trave) o Aplicativo do MotoristaGPS Waze ou Google Maps, outros Apps, etc. Pense que ter que comprar um Smartphone Melhor não é um Luxo e SIM um Investimento, afinal ele será sua Ferramenta de Trabalho.
Nós temos um Post falando Exatamente Sobre Isso, onde trazemos os Principais Modelos de Smartphones Utilizados pelos Motoristas de Aplicativos, Dicas de Aparelhos, etc.
Para Saber Mais, Clique no Botão Abaixo:






















Comentários

Créditos

Créditos