- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Estratégias de Segurança
Clube Motorista Vip
A violência nas cidades aumenta a cada dia. E a violência com os Motoristas de Aplicativos só aumenta, somos alvos fáceis porque:
- O meliante se passa por passageiro, chama nós motoristas pelo aplicativo e através do seu smartphone sabe a nossa localização
- Ficamos aguardado o passageiro embarcar no carro e muitas vezes ele demora mais que 5 minutos, onde somos presas fáceis ali na rua
- O meliante pede um carro em qualquer rua, você vai até lá e não aparece ninguém no local (emboscada)
- Muitos motoristas assaltados e alguns mortos
Como eu faço para me proteger?
As dicas e estratégias que vou passar aqui são baseadas em minhas experiências como motorista de aplicativos a mais de 2 anos, técnicas estas testadas e utilizadas na prática no dia à dia como motorista de aplicativos. Vou passar também algumas técnicas que aprendi com motoristas que são Youtubers, a gente aprende com eles, testa na prática, ajusta se for necessário e depois de muito usar, trago aqui para ajudar quem precisa, principalmente a você Motorista Novato.
Vamos para as Estratégias:
Passageiro 5 Estrelas - Todos nós sabemos que é difícil você encontrar um passageiro que seja 5 estrelas e que seja rodado nas plataformas de transporte. A maioria deles é passageiro novo, primeira corrida.
Você poderá ter algum tipo de problema com esses passageiros, como:
- colocou o endereço errado do local de embarque
- não colocou o número do local, apenas o nome da rua
- colocou errado o endereço do destino
- quer pagar em dinheiro uma corrida que pediu pelo cartão de crédito (voucher)
- Você pergunta se é para seguir o GPS ou se tem um caminho preferido, na hora esse passageiro manda seguir o GPS, mas no decorrer da viagem, se o GPS fizer um caminho diferente do de costume, diz que está dando volta, que nunca foi por esse caminho, começa a criticar ou dar indiretas ao motorista.
Outro ponto importante a observar é se esse passageiro(a) 5 estrelas está em algum local privado como sua residência por exemplo ou se esse passageiro está rua. Caso ele esteja na rua, você terá que avaliar aquilo que o aplicativo de transporte diz sobre o passageiro na questão da sua avaliação e no final o que manda será a sua avaliação visual. Se você sentir-se inseguro, cancele a corrida imediatamente e afasta-se do local. É melhor você cancelar, mesmo que o aplicativo de transporte aplique alguma suspensão ou até mesmo o desligamento da plataforma, melhor que aconteça isso do que você perder a sua própria vida. Emprego você consegue outro, sua vida nesse mundo é única. Não pague para ver em hipótese nenhuma!
Passageiro com nota abaixo de 4.60 - Esse é o tipo do passageiro que é bem rodado na plataforma, porém está mal avaliado pelos motoristas. Se ele tem essa nota, com certeza vai lhe causar algum tipo de incômodo. Nesse caso a nota diz tudo sobre ele. Dá pra fazer essa corrida, claro que sim mas você tem que tomar as mesmas precauções, como se ele fosse um passageiro 5 estrelas, principalmente se o pagamento for no dinheiro e se ele pediu da rua, nesse caso o cuidado deve ser redobrado.
Avalie sempre o seu Passageiro
Isso é importantíssimo para toda categoria de motoristas de aplicativos, pois você avaliando sempre, você prepara o passageiro para o próximo motorista. Exemplo: Você pega um passageiro 5 estrelas e você faz toda análise preliminar e resolve fazer a corrida. Esse passageiro não causa nenhum tipo de problema ou incômodo e na hora de avaliar, que nota você dará para esse passageiro?
Bom, na minha opinião, ou você dá nota 4 para abaixar um pouco a nota dele, ou simplesmente não avalie o passageiro 5 estrelas. Por mais que ele mereça uma nota 5, é importantíssimo a nota dele cair para 4.94, 4.90, 4.74... isso para nós motoristas significa que esse passageiro já é bastante rodado, que tem uma nota excelente e que provavelmente você motorista não será incomodado por ele nessa viagem.
Não tenha medo de Avaliar seu Passageiro
A avaliação é sempre importante para que a plataforma de transporte por aplicativos funcione de maneira correta e harmoniosa. Tanto motoristas como passageiros são avaliados constantemente após o encerramento de cada corrida.
Como eu avalio meus passageiros - É muito simples, no aplicativo UBER, se o passageiro for 5 estrelas e não me causou problemas e não me incomodou, dou 4 estrelas.
Se o passageiro tiver nota 4.70 até 4.98, não me causou problemas ou não me incomodou, posso dar 4 ou 5 estrelas.
Se o passageiro tiver nota abaixo de 4.70, se ele não me causou problemas ou não me incomodou e a viagem foi tranquila, dou nota 5.0 para que a nota dele suba.
Agora independentemente da nota que ele tiver, se me incomodar na viagem ou me causar problemas, dou 1 estrela apenas e indico no UBER o motivo pelo qual ele mereceu essa nota. Fazendo isso, espero que nunca mais eu faça alguma viagem com esse passageiro e que também ele reavalie sua conduta e não cause mais problemas aos demais motoristas.
Veja alguns exemplos:
- Discussão com o motorista por causa do caminho que o GPS fez
- Passageiro mal educado
- Passageiro que manda seguir o GPS, depois vê que o GPS está fazendo um caminho novo, desconhecido e começa a reclamar com o motorista ou começa a dar indiretas
- Bagunça ou qualquer tipo de anormalidade praticado pelo passageiro dentro do carro durante a viagem
- Passageiro que afirma que o motorista tá dando voltas (caminho mais longo)
- Passageiro grosseiro
- Passageiro exigente ao extremo que interfere na sua direção (não deixa você dirigir de maneira adequada)
- Corrida com 5 passageiros (entram 4 atrás e 1 na frente e você não percebe)
- Passageiro que faz questão de trocar seus 50 ou 100 reais em um corrida por aplicativos, exemplo: o passageiro pede um carro e após 1km chega ao seu destino e a corrida custa R$ 8,00 reais por exemplo.
Nessa hora ele paga com R$ 50 ou R$ 100 reais e diz que não tem troco. Nessa hora o motorista é obrigado a fazer o troco pro passageiro, onde ele ficará sem troco para a próxima corrida
Em resumo, se o passageiro lhe causar algum tipo de problema sério ou algum incômodo, avalie esse passageiro com 1 estrela.
Avaliação por feeling - Como os aplicativos de transporte não garante 100% de segurança aos motoristas, com relação aos seus passageiros cadastrados na plataforma, é importantíssimo a avaliação por feeling. Sentir uma possível situação de longe quando o passageiro estiver na rua ou conseguir chegar no local antes dele sair da sua residência ou um local privado vai garantir, em teoria mais segurança pra você decidir se vai ou não fazer determinada corrida.
Passageiro que empresta sua Conta UBER a uma pessoa estranha - Nós motoristas temos que tomar muito cuidado com essas viagens.
Como ela funciona:
Você passageiro está em uma balada ou em algum evento, shows ou até mesmo em uma rua movimentada e aproxima-se de você uma pessoa estranha, dizendo:"Olá, você poderia pedir um UBER pra mim... é que meu celular deu problema ou descarregou" Nessa hora a pessoa inocente, vai e pede um UBER para essa pessoa estranha e vai embora. A pessoa estranha fica no local e o motorista chega e embarca esse passageiro. O Nome fictício por exemplo da pessoa que pediu é Jéssica e o passageiro que embarcou chama-se Jonas. Depois que entrou no seu carro esse passageiro normalmente vai para o destino dele sem causar problemas, pagando sua corrida direitinho. Mas os vagabundos, percebendo esse jeito de pedir UBER, vem fazendo isso e quando entram no carro do motorista, assaltam ele, levando o carro, celular e muitas vezes a vida do motorista.
Como dica de segurança, a maioria das pessoas que emprestam sua conta UBER a terceiros, sempre mandam mensagem dizendo quem vai embarcar, ou ligam para gente. Uma coisa é você esperar a Jéssica na porta da residência dela e sair o Jonas, dentro do carro ele vai falar que a Jéssica é alguma coisa dele e que foi ela que pediu o UBER... Outra coisa é a mesma Jéssica pedir um carro para o Jonas na rua e não avisar o motorista com antecedência de quem vai embarcar não é ela e sim o Jonas. Mesmo assim se o Jonas estiver na rua e a Jéssica ligar ou mandar mensagem, vai depender muito da avaliação que a Jéssica tem para você decidir se vai ou não fazer essa corrida. Não esqueça também da avaliação por feeling que será importante na sua tomada de decisão.
Passageiro, nunca empreste sua conta UBER a uma pessoa estranha.
Em outras palavras, nunca peça um UBER para um estranho no dinheiro ou no cartão, pois se esse passageiro estranho causar algum problema sério ao motorista, ele vai relatar o problema ao Aplicativo de Transporte e no caso de assalto, o motorista vai fazer um BO e passar todas as informações ao aplicativo de transporte na qual foi realizada essa corrida. Passageiro, evite problemas!
Em outras palavras, nunca peça um UBER para um estranho no dinheiro ou no cartão, pois se esse passageiro estranho causar algum problema sério ao motorista, ele vai relatar o problema ao Aplicativo de Transporte e no caso de assalto, o motorista vai fazer um BO e passar todas as informações ao aplicativo de transporte na qual foi realizada essa corrida. Passageiro, evite problemas!


Você Motorista sabe como Administrar seus Ganhos?
É importantíssimo termos um controle financeiro, saber onde estamos gastando mais, se é no combustível, se é no cafezinho na padaria, almoçar todos os dias na rua... Tudo isso faz com que as suas despesas sejam altas e com isso você vai ter que rodar aqueles Kms a mais para poder trazer para sua casa a sua meta do dia.
Para ter um bom controle financeiro você precisa de ter uma planilha especialmente voltada para o nosso ramo de atuação. Nela você insere no final do dia o seu ganho líquido e dali é extraído o seu ganho real naquele dia.
É muito importante você ter uma planilha criada especialmente para motoristas Uber, 99 Pop ou Cabify. Com ela você terá um controle financeiro sobre seus ganhos, suas despesas, etc. Também será possível extrair relatórios, gráficos de desempenho e muito mais.
Para saber mais sobre a planilha, clique no botão abaixo:
clubemotoristavip
dicas de segurança
Estratégia de Segurança
estratégias
magazinebaratoclube
mbc
Não seja Assaltado
Passageiro fraudulento
seja motorista app
seja motorista uber
seja uber
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário