Passageiro Avaliando Mal o Motorista


Passageiro Avaliando Mal o Motorista
Não são todos mas... infelizmente 20% das pessoas que utilizam o transporte por aplicativos avaliam mal os motoristas. Não estou aqui para julgar ninguém, mesmo porque existe também 20% dos motoristas que tratam mal seus passageiros, ou dirigem mal, erram o caminho ou fazem algo que os passageiros desaprovam. O que falta é um bom senso entre os 2 lados. Ainda bem que a maioria dos passageiros são legais, educados e cordiais, assim como os motoristas, o que estraga são os 20% de ambos os lados.


Os passageiros precisam entender que nós motoristas também somos clientes dos aplicativos de transporte, pois muitos pensam que somos da empresa, empregados dela e somos tratados assim pela maioria deles.

Quando o passageiro chama pelo aplicativo, a gente recebe a chamada e vamos até ele para realizar apenas o serviço de transporte, leva-los do ponto A para o ponto B (origem x destino) apenas. 



Mas isso não procede com aqueles 20% que utilizam a plataforma e causam problemas. A gente não está nessa posição apenas porque gosta de dirigir e trabalhar com isso. Estamos ali defendendo o pão nosso de cada dia na mesa das nossas casas. Com o alto índice de desemprego, não conseguimos a recolocação na área que trabalhávamos anteriormente. Então é preciso um pouco mais conscientização entre as partes para que o sistema funcione de maneira harmoniosa e saudável.

Hoje em dia a tolerância é zero entre passageiros x motoristas. Se você comente um erro pequeno que seja já é motivo da sua nota de avaliação cair. Se errar o caminho do GPS então... sua nota vai la embaixo. Tem muito motorista honesto, educado e cordial, que dirige muito bem, não erra o caminho e que está sendo mal avaliado por ai. Basta você não realizar um capricho do passageiro que ele te avalia mal e isso precisa mudar... Algumas empresas de aplicativos possibilitam a avaliação dos passageiros pelos Motoristas, como é uma mão de duas vias, assim como os motoristas estão sujeitos a punições e até mesmo banimento da plataforma, isso também pode ocorrer com os passageiros.

Vou dar um exemplo:

Certo dia conversando com um motorista, ele relatou que estava levando uma passageira para o aeroporto de congonhas, no final da tarde, vindo da marginal Pinheiros, entrando pela avenidas dos bandeirantes. Nesse horário é tudo travado por ali, anda e para onde você não consegue desenvolver velocidade superior a 30Km por hora. O motorista ao iniciar essa viagem perguntou a passageira se era para seguir o GPS ou para fazer um caminho preferido da passageira, ela respondeu: "Pode seguir o GPS".
A viagem demorou bastante por causa do trânsito, afinal horário de pico em plena segunda-feira é assim mesmo. Como a passageira estava tranquila até então, o motorista fez o papel dele, seguiu viagem até o túnel que antecede o aeroporto. Passando o túnel, a CET está orientando o trânsito no local, onde devemos seguir na parte superior do aeroporto do lado esquerdo, levando o passageiro para o embarque do outro lado do aeroporto, depois do saguão.



Foto:(ilustração/internet)

Só que a passageira pediu para que o motorista deixa-se a na parte debaixo do aeroporto. Nesse local é permitido apenas Taxi, Ônibus ou entrada para o estacionamento.




Foto:(ilustração/internet)

Nesse momento o motorista educadamente disse que não podia leva-la nesse local e que o local para o desembarque dela seria na parte superior depois do saguão do aeroporto.

Ela deu piti, ficou nervosa e disse que sempre desembarcou ali... Nesse momento ela pediu que fosse deixada ali mesmo do lado direito da rua e desceu a pé até o local que ela queria descer. 
Depois disso o motorista teve nota baixa na avaliação dessa passageira no aplicativo e ela não contente com a atitude do motorista ainda reclamou com o aplicativo, onde o motorista acabou sendo adivertido pela plataforma de transporte.
Nesse caso o motorista foi totalmente profissional e por não atender um capricho da passageira, foi mal avaliado.
Outra situação aconteceu com um colega motorista, ele foi chamado por um passageiro, seguiu a corrida normalmente e quando chegou no local de desembarque, não tinha onde parar em nenhum dos lados, mas o passageiro quis que parasse ali de qualquer jeito. Nesse momento o Motorista parou em fila dupla e o passageiro desceu. Só que tinha um agente de trânsito ali perto. Moral da história, depois de algumas semanas o colega motorista recebeu a multa.


Foto:(ilustração/internet)

Nesses 02 exemplos acima, os dois motoristas foram muito profissionais, só que tem uma diferença ai, o primeiro não atendeu o desejo da passageira, foi mal avaliado por ela mas não foi multado e no segundo caso, fez a vontade do passageiro, porém levou a multa. O que é melhor fazer nesse 02 casos?

O melhor a fazer é nesses 02 casos tentar negociar com o passageiro(a), no caso do aeroporto, pergunte bem antes onde a pessoa vai querer ficar, e se não for no local apropriado, diz a ela educadamente que ali não pode desembarcar e explica o motivo, o combinado não sai caro, mesmo que você encerre a corrida um pouco ante para compensar é melhor do que entrar em conflito com o passageiro(a).


Se for em outros locais que não dá pra parar ou em local proibido, diz que não pode parar ali e que precisa fazer um retorno, se a pessoa questionar, ficar brava ou der um piti, encerra a corrida na frente dela e diz que vai fazer um retorno e deixa-la em local adequado e que a corrida ja foi finalizada, pode ser? Nessa hora ela decide se vai mesmo fazer o retorno ou se desce ali mesmo.
São inúmeras situações como:
- Cachorros no colo do passageiro (soltos) sem está dentro da casinha de transporte
- Passageiros com crianças sem a cadeirinha
- Passageiros que pedem no meio do caminho para dar uma parada para fazer algo e demoram pra volta
- Passageiros reclamam do carro sujo, mas são eles mesmos que sujam o carro e quem paga o pato é o motorista
- Passageiros batem a porta do carro
- Passageiros vomitam no seu carro, fazem arroaça
- Passageiros tem o poder das avaliações, qualquer coisinha te avaliam mal
- Passageiros reclamam quando o preço está no dinâmico (mais caro)

No caso do preço dinâmico, é normal acontecer nesse tipo de transporte, pois quando o preço sobe significa que tem muitos passageiros na região pedindo carro e tem poucos carros para atender a demanda, por isso o preço sobe. Ninguém é obrigado e pedir um carro quando o preço está na dinâmica de preços, até porque ele sabe na sua tela do celular quanto vai pagar pela corrida e a decisão é dele de querer fazer a corrida ou não, simples assim. Agora se aceitou em fazer a corrida não deve entrar no carro e começar a reclamar com o motorista, pois ele não tem o poder de alterar o preço da dinâmica, ele é apenas um prestador de serviço, cliente também das empresas por aplicativos e que está ali para fazer a viagem do passageiro, levando-o do ponto A para o ponto B. Reclamações com o preço da dinâmica devem ser resolvidas com a empresa de aplicativos pela qual você pediu um carro, o motorista não tem nada haver com o assunto, ele está ali apenas para dirigir e realizar o serviço.

Por outro lado, se um passageiro(a) for mal tratado por algum motorista ou se você tiver algum tipo de problema sério é claro que você deve reportar isso para a empresa de aplicativos, esta tomará as medidas cabíveis para resolver os problemas que surgirem.




Você que é motorista novato ou pretende virar motorista de aplicativos Uber, Demais Plataformas e está com dúvidas, vale a pena ler os assunto relacionados abaixo:











Comentários

Créditos

Créditos